quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Corrupção: a Hora dos Bancos e Empreiteiras

Petrobras: o poço é ainda mais fundo

Ivan Valente

Depois da operação Lava Jato, ficou bastante clara a aliança de políticos, partidos e dirigentes da estatal, envolvidos numa corrupção desenfreada na maior empresa brasileira: a Petrobras. Paulo Roberto Costa, ex-diretor de abastecimento da Petrobras, tem mais de R$ 50 milhões em contas no exterior. Alberto Youssef, o doleiro citado no caso, fez mais de 4 mil operações cambiais fictícias com instituições financeiras e 24 países e através de contratos fraudulentos. Segundo o Ministério Público, o PT, enviou US$ 446 milhões ao exterior. Segundo Costa, em delação premiada, há pelo menos 25 deputados e senadores, 3 governadores e 1 ministro envolvidos nas lambanças da Petrobras. Nesses contratos fraudulentos, aparecem as principais empreiteiras do país, que continuam operando e se apropriando de novos contratos.


Agora, o Ministério Público e a Polícia Federal estão apurando as responsabilidades dos bancos com a movimentação ilegal de dinheiro da organização do doleiro. Os investigadores tem indícios de que alguns bancos, entre eles dois dos maiores do país, “fizeram vistas grossas a transações financeiras do doleiro e suas empresas”, segundo O Globo desse domingo. Fica claro na matéria que a lavagem de dinheiro passou por essas instituições.


O que é surpreendente é que, entre os maiores doadores das campanhas de Dilma, Aécio e Marina, estão exatamente as empreiteiras e os bancos.


A pergunta central é: quando vamos ter divulgados, processados e punidos também os dirigentes das empreiteiras e bancos? Não existe grande corrupção, como neste caso, de contratos e transações milionárias, que não passe por empreiteiras e bancos. É preciso jogar luz também sobre este aspecto da investigação.


Facebook Cid Benjamin

Um comentário:

  1. João, o mercado financeiro é 100% mafioso. Fraude, cartel, engodo nos produtos, corrupção e, por fim, completa impunidade. Se são apanhados com a boca na botija, se livram com multas ridículas. E são as instituições mantidas por esse "mercado" (bancos e grandes corporações, bem como paraísos fiscais) que, via lobismo, PAGAM (doam) para políticos. Ou seja, eles que são seus patrões, não nozes e os deuses nos livre de passarmos leis que ousem melar a farra.
    Democracia é uma farsa. A gente acreditar, eles fingem nos ouvir.

    Dicó

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...