sábado, 22 de março de 2014

Um Porto Profundo na Paraíba; o que esperar ?



O que os paraibanos podem esperar do complexo portuário-minerador do Litoral Sul talvez possa ser ilustrado com o relato do que acontece no estado do Espírito Santo. Veja:

Mineração predatória

O vídeo “Projeto Rio-Minas, uma história de violações” está sendo lançado nesta sexta-feira (21/03) simultaneamente com um dossiê inédito sobre o tema. Ambos trazem casos de descumprimento a direitos humanos nos dois estados, a partir de intercâmbios de experiências das populações atingidas no processo que envolve 32 cidades, sobretudo Conceição do Mato Dentro, em Minas, e São João da Barra, no Rio de Janeiro.

O vídeo, contudo, traz os relatos com emoção e revolta das famílias submetidas a mudanças abruptas, ao desprezo e à violência das corporações ávidas pela perspectiva de lucro com a atividade mineral e portuária. As imagens também captam uma bela natureza em perigo nas duas localidades. Trata-se de um exemplo em meio a muitos de desrespeito às populações Brasil afora, onde indígenas, quilombolas, agricultores familiares sofrem com os grandes empreendimentos e a omissão e cumplicidade de governos em seus diferentes níveis. São João da Barra e Conceição do Mato Dentro representam um pedaço do país que diz NÂO à exploração e ao preconceito com diferentes modos de vida.

-----------------------

Projeto Minas- Rio, uma história de violações
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=C7CM2y3BQjc


Canal Ibase


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...