domingo, 16 de março de 2014

A propósito do Concurso de Miss Reeducanda Paraíba, Penitenciária de Recuperação Feminina Maria Júlia Maranhão.



Sobre o sexismo, racismo e afins

Carlos Hotta

Vou avisar desde já: estou no meu modo chato. Este texto é chato e intolerante, se você continuar a lê-lo, não diga que não foi avisado.

A nossa sociedade é cheia de preconceitos: somos machistas, racistas, homofóbicos, contra uma religião, contra uma região, tudo mais. Eu, você, todos nos incluimos neste grupo. Está na nossa cultura e, possivelmente, até em nossos genes.

Só que esse não é o tipo de sociedade na qual eu queira viver. Eu quero viver em uma sociedade onde igualdade de tipos e opiniões não seja somente um slogan. Eu quero democracia de verdade, eu quero direitos iguais de verdade. O problema é claro: como chegar nesta utopia?

Durante o tempo em que estive na Inglaterra vislumbrei tentativas de se chegar lá. A resposta é até contraditória: temos que ser chatos e intolerantes.

Sim, temos que ser chatos com aquele cara que faz um comentário que denigre as mulheres, temos que chamar atenção do outro, que fez uma piada sobre nordestinos, etc. Tolerância zero. Porque, se nossa criação nos torna preconceituosos, precisamos lutar ativamente contra este impulso. É uma luta eterna e chata, mas acho que vale a pena.

Isso explica por que eu achei a iniciativa de se fazer o concurso Miss Blog Brasil 2008 o fim da picada. Não porque ele procura dar um prêmio somente para mulheres mas sim por fazer referência a um concurso de beleza onde o conteúdo da caixa craniana é o que menos importa! Um concurso que valoriza as mulheres por se parecerem uns bibelôs e por dar respostas como: “paz mundial”, “pequeno príncipe” ou “precisamos dar mapas aos iraquianos”. Como fazer um concurso que valorize o conteúdo escrito pelas nossas blogueiras com este nome? Por que não chamá-lo de Nobel da Blogosfera Feminina ou algo que o valha?

O pior é que muita gente não vê nada de mal no nome, ou que é uma brincadeira e tudo mais. Só que, se a gente não evitar este tipo de coisa, NUNCA nos livraremos do machismo et al.! E isso me entristece.

Deixo claro que eu não creio que o dono do site seja machista, ele somente fez uma escolha machista. Não é um ataque pessoal. Sou contra pessoas que ficam patrulhando as outras o tempo todo. Aconteceu de eu estar com a pá virada hoje. Afinal, também esclareço que faço piadas machistas e comentários preconceituosos mas eu realmente me esforço para evitá-los. Eu sei, é hipócrita da minha parte mas isso também faz parte da nossa natureza.


© Carlos Hotta for Brontossauros em meu jardim, 2008. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...