segunda-feira, 31 de março de 2014

PMJP inicia audiências regionais Orçamento Participativo nesta 4ª


Ao todo, serão 14 grandes encontros promovidos nas Regiões de Participação Popular | |

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) começa na próxima quarta-feira (2), uma série de audiências regionais do Orçamento Participativo (OP). Ao todo, serão 14 grandes encontros promovidos nas Regiões de Participação Popular (RPP) – áreas que delimitam os 64 bairros e cerca de 50 comunidades da Capital – até o dia 30 de abril, sempre às 19h. Os eventos contarão com as presenças do prefeito Luciano Cartaxo, secretários, demais gestores e representantes das pastas que fazem parte da PMJP.


De acordo com o secretário Executivo do Orçamento Participativo, Hildevânio Macedo, as audiências regionais servem para promover o encontro entre a população e os representantes do Governo Municipal, para prestar contas das ações e serviços realizados na cidade, escutar as reivindicações e sugestões das pessoas e para a votação das demandas eleitas pelos moradores, durante as reuniões preparatórias promovidas pela equipe do OP nos meses de fevereiro e março.


“As audiências regionais são indispensáveis na política de participação popular de qualquer gestão pública. Durante esses encontros, as pessoas tem voz ativa, podem expressar o que desejam em termos de melhoria para o seu bairro ou comunidade, podem propor ações, apontar erros. Enfim, é definitivamente a principal ponte de acesso entre a população e o Governo Municipal”, explica Hildevânio Macedo.


Demandas – Nas audiências regionais a população irá eleger as ações e obras que serão executadas pela PMJP no exercício financeiro de 2015. Este ano, os moradores das 14 RPPs realizaram um credenciamento prévio das demandas, que serão submetidas a voto popular nos encontros.

São ações e obras em várias áreas do governo. Entre elas, a construção e a ampliação de escolas e creches (Educação); novas unidades de Saúde da Família (USF) e centros de Atenção Psicossocial (CAPS) (Saúde); melhoria no serviço de transporte público, ciclovias e ciclofaixas (Mobilidade Urbana); pavimentação de ruas, reformas em mercados públicos e praças (Infraestrutura); implantação de programa de habitação social e de regularização fundiária (Habitação); construção de campos de futebol e de quadras esportivas (Juventude, esporte e recreação); implantação de ações culturais nos bairros (Cultura) e novos centros de Referência de Assistência Social (Cras) (Assistência Social).


Primeiro encontro - A primeira audiência regional do OP, dentro do Ciclo 2014, ocorrerá na Escola Municipal Chico Xavier, localizada na Rua Eletricista Elesbão Santiago, no Bessa. Em pauta, as ações e obras apresentadas pela população da 1ª RPP, que abrange os bairros do Aeroclube, Bessa, Jardim Oceania, Manaíra, São José, Jardim Luna, Brisamar e João Agripino; e as comunidades São Luiz, São Gabriel, São Mateus, Travessa Washington Luis, Chatuba I, II e III.


Demais audiências – As audiências regionais ocorrerão durante todo o mês de abril, com uma média de três encontros por semana. Mais informações na Secretaria Executiva do Orçamento Participativo, localizada no Paço Municipal, na Praça Pedro Américo, 70, Centro; pelos telefones 3218-5629 e 3214-4236; no Portal da PMJP (www.joaopessoa.pb.gov.br) ou nas redes sociais do OP: OrçamentoParticipativoJP (Facebook) e @pmjpop (Twitter).


MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...