terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Contra a violência de gênero, um novo enfoque masculino



Nós homens, fomos criados para ser a parte principal do contrato . Para nunca vacilarmos em nossa carreira de provedores, detentores legítimos do poder, sujeitos que se definem pela ação permanente. Desde cedo insistem que devemos ser fortes, duros, aguerridos e insaciáveis. Treinados na arte da conquista e da autoridade, embora não sejam explicados os termos sexuais do contrato para que uma parte permaneça submetida e inclusive humilhada perante a outra.

Desde pequenos, nos roubaram a ternura do cuidado e a aprendizagem da empatia. Em vez disso, nos empurraram a ocupar o pátio da escola para provar permanentemente a masculinidade aos nossos pares e lutar quando alguém ousa questioná-la. A chave é que devemos aprender a ser homens e não mulheres. Isso significa, obviamente, humilhação e desprezo por aqueles que não respondem às expectativas de gênero ao ponto de haver os que não se comportam como homens e sim como neonazis .

Nos condicionaram a cumprir um papel na sociedade, que é independente do papel ocupado tradicionalmente pelas mulheres. A divisão começa a quebrar quando, por força da democracia e da tenacidade do movimento feminista, as mulheres dão o salto para a cidadania e, então, o contrato desmorona.

O século XX foi o início desta nova era e que deve ser a aliança do século XXI para redefinir o pacto. No entanto, a realidade patriarcal permanece insistente. Dada a incorporação progressiva das mulheres no pleno exercício dos seus direitos, uma conquista que nestes tempos de crise corre o risco de paralisação e até mesmo de reversão, muitos homens reagem enfatizando suas mandíbulas patriarcais.

O pós-machismo, como explica o médico socialista espanhol Miguel Lorente, que ocupou um cargo no Ministério da Igualdade no governo de Zapatero, assume formas sutis, outras nem tanto, para demonstrar que o contexto sócio-cultural dificilmente foi removido, e muitas pessoas parecem não estar dispostas a perder os seus privilégios. Outros homens, no entanto, estão entre a confusão e a busca de uma nova identidade.

Somos filhos de um modelo que continuou a educar-nos para cumprir o clássico papel do macho heteronormativo, mas temos gradualmente encontrado uma realidade que mostra que esse velho referencial é inútil. E sentimos que não apenas metade da humanidade sofre os efeitos dessa ordem, mas nós mesmos também sofremos as conseqüências negativas de um modelo de masculinidade que nos aprisiona. Entre outras coisas, ele nos obriga a provar nossa masculinidade insistentemente, entendida naturalmente a partir dos parâmetros da razão patriarcal, e renunciar às dimensões da personalidade que são mais perto do mundo tradicionalmente ocupados por mulheres.

Por estas razões, e especialmente por causa dos dados terríveis que tem demonstrado o aumento da violência entre os adolescentes, é urgente o olhar sobre a construção da masculinidade. É necessário não só que os homens incorporem a luta militante pela igualdade e estabelecer redes e alianças com as mulheres, mas também começar a olhar criticamente através do espelho para propor a revisão de um modelo ferido por patologias e que produz conseqüências, como a violência, o abuso de poder, a injustiça, e finalmente a desigualdade.

Somente a partir de um compromisso com a masculinidade sadia e dissidente, que são capazes e oferecem outro referencial sobre os mais jovens, será possível avançar no sentido de um modelo de sociedade em que a ordem para compartilhar de forma uniforme o cuidado, a autoridade e a empatia, a razão e as emoções sejam o parâmetro de igualdade. Onde seremos capazes de avançar na gestão pacífica dos conflitos e reformar relações afetivas baseadas na igualdade, superando uma concepção romântica de amor, que legitima a subordinação delas e o machismo descompensado e exacerbado de quem necessita usar a violência par restaurar a ordem que controla.

É hora, de um novo tempo, de revisão e reversão desses valores e condutas em que os homens se posicionem de maneira militante e pública. Convencidos de que não podemos ser democráticos se a desigualdade de gênero é a conseqüência mais terrível da violência contra as mulheres, e afeta o cerne do nosso sistema de liberdade. Não se trata de que sejamos culpados por todos os males, nem que fustiguemos de uma maneira improdutiva. E sim que sejamos protagonistas, onde séculos de luta para fazer com que as democracias sejam dignas desse nome, e começarmos a rever o púlpito de onde temos a tendência de ver o mundo.

Somente assim colocaremos as bases, entre todos e todas, para que as cifras de mulheres mortas comecem a diminuir e para que os nossos filhos e nossas filhas sejam capazes de construir relações afetivas e sexuais de autonomia e respeito. Ao não assumir esse compromisso, a luta pela igualdade continuará ancorada pela superficialidade dos discursos e na violência sobre as mulheres, e a estabelecer o terrorismo político que questiona a autonomia e a dignidade e a metade da cidadania da raça humana.

Sul 21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...