quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

MPT x Governo Ricardo: concurso para médicos precisa ser atraente



Varandas diz que Estado precisa fazer concurso atrativo para a Saúde e se defende de acusações

Marília Domingues

A entrevista do procurador do trabalho na Paraíba, Eduardo Varandas, em rede nacional gerou uma grande polêmica na Paraíba e governador Ricardo Coutinho se defendeu afirmando que a decisão do Ministério Público do Trabalho de aplicar multa de mais de R$ 6 milhões ao Estado e às cooperativas de médicos. Varandas se defendeu alfinetando o governador e o secretário de Saúde da Paraíba. “Se houver alguma irresponsabilidade é da administração”, diz.

Varandas comentou em entrevista nesta terça (17) que o poder Judiciário na Paraíba é ‘extremamente célere’ e a decisão em julgado tramitou mais rápido que nos outros estados. “O MPT investigou como manda a lei, denunciou a justiça que na plena autonomia decidiu e o estado de forma criminosa desde dezembro vem se esquivando de cumprir a decisão judicial”, reclama.

O governador reclamou da dificuldade de realizar concurso público no estado, além de denunciar que as cooperativas estariam fazendo uma espécie de boicote, mas o procurador rebateu apontando que mesmo com boicote é necessário que o governo faça um concurso de nível nacional que seja atrativo. “Para fazer um concurso efetivo tem que oferecer salários atraentes. Não se pode contratar um médico com uma especialidade particularíssima pagando um salário de R$ 4 mil”, conta.

“Se o concurso não logrou êxito, reestude as leis do mercado e faça um atraente. Existe deficiência de médicos em todo o Brasil, mas não justifica o fechamento de hospitais do nível do Arlinda Marques”, reclama.

O procurador aponta ainda que o governador já tem consciência do problema desde 2006, pois era prefeito da Capital e está tentando culpar um membro do MP.

Questionado a respeito das declarações do secretário Waldson de que até quinta-feira ele iria procurar uma solução para manter os médicos cooperados, Varandas alfinetou mais uma vez: “Vejo uma contradição. Se vai ser dada uma solução quinta-feira, porque ele não deu no tempo oportuno evitando que as pessoas sofressem com ameaças de fechamento de hospitais?”, diz.

Paraíba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...