quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Estado nega casa aos pobres, mas oferta terreno aos ricos


Movimento de moradia diz que Estado nega casa aos pobres, mas oferta terreno aos ricos


Movimento ocupou as galerias e o plenário da Assembleia Legislativa

Membros do movimento pela moradia lotaram as galerias e o plenário da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 11. O motivo foi uma sessão especial que debateu diversos assuntos, entre eles, a política de habitação popular na Paraíba e a infraestrutura que deve acompanhar estes projetos, tais como escolas, creches, praças e saneamento básico.

Segundo o deputado estadual Anísio Maia (PT), o Governo do Estado tenta cooptar as lideranças, e quando não consegue, “age com violência, busca intimidar e ainda mente, alegando que não tem terreno para construir novas unidades habitacionais”. “A verdade, porém, é que ele (Ricardo Coutinho) continua se reunindo com os grandes empresários e beneficiando-os, inclusive, com a doação de terrenos”, afirmou o parlamentar.

A líder comunitária Telma Maria revelou que cerca de mil famílias vivem precariamente em barracos, algumas habitam a área há 20 anos, na comunidade Parque Aratu, em João Pessoa. Ela acrescentou ainda que essas pessoas enfrentaram um cerco de 24h por parte da Polícia Militar, uma vez que a área teria sido doada pelo governador Ricardo Coutinho a um grande empresário do setor de comunicações da Paraíba.
Presente à sessão, a secretária de Habitação da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Socorro Gadelha, afirmou que será cumprida a meta prometida pelo prefeito Luciano Cartaxo de construir 13 mil novas moradias na Capital. Além de reduzir o déficit quantitativo, a secretária esclareceu que a PMJP procura “reduzir o déficit qualitativo, ou seja, construir unidades habitacionais que tenham em seu entorno toda a infraestrutura necessária para as pessoas viverem dignamente e ainda ter formação profissional e educacional”.

A Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap) foi convidada formalmente a participar da sessão, mas não enviou representante nem justificativa pela ausência.

Também estiveram presentes ao debate Marta Geruza, secretária de Desenvolvimento Social da PMJP, Maria Aline Paiva, pela Caixa Econômica Federal, Paulo Marcelo, presidente da CUT, e várias movimentos organizados, tais como CMP, MLB, MALC, MNLM, Movimento de Defesa do Habitat, etc.

WSCOM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...