domingo, 30 de junho de 2013

A decisão de RC reduzir tarifas e a eleição no PT



Embora o foco do dia para efeito público tenha centrado a visibilidade no ato do governador Ricardo Coutinho de se reunir com lideranças dos estudantes para adotar redução em 6% nas tarifas interestaduais, um assunto longe da esfera administrativa chamou a atenção do chefe do executivo, que foi o lançamento da candidatura do deputado federal Luiz Couto a presidente do PT.

Os apressados logo dirão: uma coisa não tem nada a ver com a outra, portanto, não é bom misturar as bolas. Está claro, ainda, que do ponto-de-vista de efeito prático chama mais a atenção a atitude positiva em favor dos estudantes, mas a outra matéria não pode ser ignorada.

É que na essência das suas situações (tarifa e candidatura do PT) ,há um personagem presente ou interessado nos dois cenarios, no caso o governador, diante de uma realidade que trata de mobilização de estudante, algo próximo da vida política de RC, e, no paralelo, o interesse de ver Luiz Couto vencedor se apresenta de grande valia para seu projeto de reeleição.

É isso mesmo. Ricardo vai jogar pesado com as armas que dispõem, entre elas as gratificações e/ou simpatias funcionais dentro dos limites da lei para buscar ver seu principal aliado do PT desde há muito (Luiz Couto) comandando a legenda de Lula sabendo que, em isso acontecendo, tumultuaria no mínimo a conjuntura de 2014 no PT e poderia lhe ajudar no processo eleitoral.

Está claro que, no próximo ano, vingará mesmo é a orientação nacional priorizando as relações a partir do apoio à reeleição à Dilma mas, independentemente disso, ter um aliado de peso no PT em 2014 pode ser uma meta e obsessão do governador.

Agora, diante da novidade, vamos aguardar os movimentos das demais tendências e, sobretudo, do prefeito Luciano Cartaxo, agora diante de uma cenário delicado e perigoso com Luiz na parada.

Wscom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...