quarta-feira, 12 de junho de 2013

Erundina defende socialização do transporte público



Erundina critica aumento de tarifas e defende a socialização do transporte público no País. Erundina cita PEC para socializar o transporte público no Brasil 

Sérgio Francês

Um movimento social está se expressando com muita força nos grandes centros brasileiros. Sua causa segue contra o aumento das tarifas de transportes coletivos, o que chamou a atenção da deputada Luiza Erundina (PSB-SP). Ressalvados os excessos cometidos por alguns manifestantes e também pela própria polícia, a socialista afirmou, em discurso no plenário Ulysses Guimarães, nesta terça-feira (11), que se trata de uma reivindicação legítima e necessária.

"Os custos oneram demasiadamente os usuários desse serviço que são os assalariados, os que dependem do transporte coletivo para ir e voltar para seu local de trabalho. Além da inexistência de uma política capaz de atender a complexidade deste problema, há grande necessidade de adoção de uma política tarifária no sentido de socializar os custos desse serviço", expôs Erundina.

No ponto de vista da economia, o transporte público também é importante para produção de riqueza. Para a deputada, não é justo que apenas o usuário desse serviço arque com os custos elevados da realização do mesmo. "Uma tentativa no sentido de criar uma política tarifária foi o programa 'Tarifa Zero', quando eu tive a responsabilidade e o privilégio de governar a cidade de São Paulo (1989 a 1992)". Segundo ela, a proposta não foi adiante em decorrência de vários entraves.

Ainda sim, há que se buscar uma solução criativa, eficiente e ousada a uma questão grave, que se mantém insolúvel por décadas. O movimento "Passe-Livre", que está em destaque nos jornais e TVs, é uma versão atualizada do programa proposto por Erundina em seu governo. "É uma solução que vem sendo adotada em grandes cidades do mundo e, lamentavelmente, no Brasil não teve a compreensão e entendimento e a sensibilidade do poder público", completou.

Para concluir o discurso, Luzia Erundina defendeu as manifestações e afirmou serem necessárias para se criar condições políticas inovadoras. "O transporte público é um direito social, só que ainda não é reconhecido pela Constituição Federal. Temos uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC 90/11), que está na Comissão de Constituição e Justiça, propondo que se inclua no Artigo 6º, o direito ao transporte, como possibilidade de se resolver de forma estrutural o problema dos grandes centros urbanos", encerrou.

PSB na Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...