quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Prefeito perde eleição e Saúde vira caos

Derrotado, lava as mãos como Pilatos



Caos: postos de saúde de Cajazeiras, PB, estão sem médicos, equipamentos estão quebrados e os salários estão atrasados

A cidade de Cajazeiras, no Sertão do Estado da Paraíba, vive um verdadeiro momento caótico e longe de uma solução.

Num levantamento feito pelo portal Paraíba Urgente, dos 10 postos de saúde existentes no município, apenas um tem médico, os demais estão, além da falta de médicos, com equipamentos quebrados. Esse posto que ainda funciona é o posto do bairro dos Remédios e só existe atendimento porque a médica é efetiva.

Os médicos do município, bem como o SAMU, estão com mais de dois meses com seus salários atrasados e parece que o calote dado pelo atual prefeito irá permanecer longe de uma solução.

Com a problemática sem fim na saúde, os pacientes estão migrando, em busca de atendimento, para o Hospital Regional de Cajazeiras (Governo do Estado), o que está gerando um super-aumento no número de atendimentos naquela casa de saúde.

Diretora do HRC fala sobre o caso

A diretora do Hospital Regional de Cajazeiras, a Drª Emmanuelle Cariry, afirmou que os atendimentos no hospital que eram na faixa de quatro mil ao mês, aumentou para sete mil.

Segundo a doutora, o orçamento do hospital continua o mesmo, no entanto o número de atendimentos aumentou e se o problema persistir, o hospital poderá entrar num colapso.

“A realização de raio-x triplicou, uma vez que os equipamentos da Policlínica estão quebrados. Também faltou oxigênio nas ambulâncias do SAMU. A situação está muito séria”, disse Emmanuelle.

Posicionamento do Estado

A gerente da 9ª Regional de Saúde de Cajazeiras, a Drª Maura Sobreira, afirmou que o governo do Estado não pode se responsabilizar por algo que vier acontecer com os pacientes que procuram o hospital, uma vez que não é de sua competência e sim da prefeitura municipal.

Outro agravante, segundo a Drª Maura é que os agentes de endemias estão com seus vencimentos atrasados e muitos já foram demitidos e que o trabalho de prevenção ao mosquito da dengue e chagas, está sendo prejudicado e com isso um surto de dengue é iminente.

Para finalizar, a gerente disse que o Ministério Público e demais órgãos fiscalizadores já estão cientes do caos na saúde de Cajazeiras, bem como algumas irregularidades financeiras no município.

A população espera que o prefeito Carlos Rafael, derrotado nas urnas, deixe sua revolta de lado e solucione o problema.

O espaço está aberto para o pronunciamento da prefeitura municipal sobre o assunto citado.

Paraíba Urgente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...