sábado, 24 de novembro de 2012

Cagepa: - Água ?, - só pagando.



Alerta para uso da água 



Cagepa alerta a população para o uso racional de água, a fim de evitar o desabastecimento; companhia também fiscaliza ligações clandestinas.

Givaldo Cavalcanti e Leonardo Silva

Fiscalização: Outra preocupação da Cagepa é com a instalação de ligações clandestinas

Regar o jardim à noite, não utilizar mangueira para lavar veículos e calçadas, verificar as instalações hidráulicas da residência e fechar a torneira enquanto se lava frutas, verduras e pratos são medidas que podem não apenas reduzir o valor na conta de água, mas também o desperdício.

Ou seja, além de poupar o orçamento, o combate ao desperdício é um dos fatores mais importantes para que em época de estiagem, como a que a Paraíba enfrenta, o abastecimento não seja prejudicado.

Por causa do uso desenfreado da água, a Cagepa (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba) tem redobrado a atenção acerca das ocorrências e fiscalização em residências que ainda não têm ligação de água concluída. De acordo com Ronaldo Meneses, engenheiro da empresa, o número de atendimentos referentes à manutenção da rede tem superado os 100 por mês, enquanto que segundo o último levantamento da empresa em 2011, cerca de 13 mil residências em Campina Grande ainda não têm água encanada.

Segundo o engenheiro, a seca poderá ser mais agressiva se a população não deixar de gastar água sem a preocupação de que ela poderá acabar em breve. “Desde 1998, data da última grande estiagem, a região da Borborema não sofreu muito porque Boqueirão não tinha a demanda que tem hoje. Antes, o açude atendia Campina Grande e mais algumas cidades. Agora são dezenas de municípios, por isso a população deve ficar em alerta contra o desperdício de água”, disse.

Outra preocupação da Cagepa é com a instalação de ligações clandestinas. Sem saber precisar quantos 'gatos' já foram desativados este ano nas 66 cidades atendidas, o engenheiro ressaltou a importância da população no combate a essa prática, já que a partir das denúncias a empresa está buscando agir cada vez mais rápido.

“Temos conseguido melhorar a rapidez no atendimento. Há uma abrangência muito grande e por isso precisamos da colaboração da população. Se alguém descobrir uma ligação clandestina, ou flagrar um cano estourado, ligue o mais rápido possível para que possamos evitar que a água seja desperdiçada”, acrescentou Ronaldo Meneses.

Jornal da Paraíba

Um comentário:

  1. SE A CAGEPA NÃO SE RECUSA-SE A FAZER AS INSTALAÇÕES DE ÁGUA E NÃO COBRA-SE DO CONSUMIDOR PARA COLOCAR AS REDES DE PROPRIEDADES DA CAGEPA COMO FAZ OUTRAS EMPRESAS COMO A ENERGIZA, A OI ENTRE OUTRAS QUE FAZ A SUA PARTE E OS CLIENTES PAGA PELOS SERVIÇOS PRESTADOS PELA EMPRESA NÃO NÓS PAGARMOS PARA UMA EMPRESA FATURAR AS CUSTAS DO CONSUMIDOR, ISSO NÃO É LEGAL, SE FOR LEGAL É IMORAL.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...