quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Pesquisa reforça necessidade de revisão na defesa civil



A pesquisa do IBGE mostrando que apenas 344 municípios (ou 6,2% do total) têm plano de redução de riscos de desastres naturais e recuperação ambiental preventiva reforça a necessidade de uma revisão geral na política de defesa civil no País.

O levantamento também deixa clara a urgência nas obras de prevenção e de retirada das populações das áreas de risco, além da necessidade de se impor rigor na fiscalização urbana.

É importantíssimo evitar a ocupação legal ou ilegal dessas áreas, principalmente nas encostas de morros e nas áreas de expansão de rios e lagoas.

Segundo a pesquisa, outros 10% dos municípios estão elaborando esses planos de redução de riscos. A pesquisadora Vânia Pacheco, gerente da Coordenação de População e Indicadores Sociais (COPIS) do IBGE, diz que, apesar de a taxa de cidades com plano de redução de riscos ser pequena, os números não são só negativos.

“Nem todo município brasileiro - assinala a coordenadora - precisa realmente de um plano municipal de redução de risco. Seria bom que todos tivessem, mas já é um movimento bem positivo, levando em consideração que foi só esse ano também, em agosto, que o governo federal lançou o Plano Municipal de Riscos.”

De fato, o papel de fiscalização e orientação do governo federal é fundamental para, em parceria com Estados e municípios, dotar as cidades não apenas de planos e órgãos de execução, mas de recursos para as obras e remoções necessárias.

Blog do Dirceu 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...