domingo, 26 de agosto de 2012

João Pessoa: Cartaxo (PT) pode vencer no segundo turno.

Cartaxo poderá bater Cícero no 2º turno



Rejeitado por apenas 4,7% é a segunda opção da maioria. 


Estela e Cícero têm maior rejeição em João Pessoa


Em quarto lugar na pesquisa estimulada para prefeito de João Pessoa, com 9% das intenções de voto, a ex-secretária de Planejamento Estela Bezerra (PSB) é a candidata que apresenta a maior rejeição: 19,8%. É o que revela a pesquisa (estimulada) realizada pela Consult, em parceria com o Sistema Correio de Comunicação. A socialista encabeça a coligação “Pra seguir em frente”. 


O segundo com maior rejeição entre os eleitores entrevistados é o senador Cícero Lucena (PSDB), na disputa pela coligação “Por amor a João Pessoa sempre”, com 18,3%. Ele vem seguido pelo peemedebista José Maranhão, da coligação “João Pessoa mais feliz”, com 17%. Na pesquisa estimulada, os dois apresentaram um empate técnico.

Em quarto no quesito rejeição está o deputado estadual Luciano Cartaxo (coligação “Unidos por João Pessoa”. Ele foi citado por 4,7% dos entrevistados pela pesquisa. Lourdes Sarmento do PCO vem em quinto com 3,3%, seguida por Antônio Radical (PSTU), 2,9%. O candidato que apresentou menor rejeição foi o professor Renan Palmeira, do Psol, com 1,7%. Dos entrevistados, 6,4% disseram que rejeitam todos os nomes postos à disputa e 25,9% não souberam dizer.

Preferência x rejeição

Dos eleitores de Cícero Lucena, segundo a Consult, 28,5% rejeitam Estela, 30,8% não querem saber de Zé maranhão. Outros 9,5% rejeitam Luciano Cartaxo e 3,6% não querem Lourdes Sarmento. Outros 2,8% rejeitam Antônio Radical e 1,2 %, Renan Palmeira. Entre os eleitores de Estela, 30% rejeitam Cícero Lucena e 34,4% não querem Maranhão. Apenas 5,6% rejeitam Luciano Cartaxo, 2,2% não querem saber de Lourdes Sarmento, 3,3% ignoram Radical e 2,2% não querem Renan Palmeira.

No eleitorado de José Maranhão, segundo a pesquisa Consult, 30,9% rejeitam Estela e 27,7% não querem Cícero. Somente 5,6% rejeitam Luciano, 4% rejeitam Lourdes sarmento, 4,4% não querem Radical e 3,2% rejeitam Renan Palmeira. Entre os eleitores de Luciano Cartaxo, 21,1% rejeitam Estela, 31% rejeitam Cícero Lucena e 23,2% não querem Maranhão. Outros 4,2% rejeitam Lourdes Sarmento, 1,4% rejeita Radical, mesmo percentual de rejeição de Renan Palmeira. Dos eleitores de Lourdes Sarmento, 50% rejeitam Cícero Lucena.

Quem vai ganhar

A Consult quis saber ainda: “Em sua opinião, que o(a) Sr(a) acha que vai ganhar a eleição para prefeito de João Pessoa)”. Dos eleitores entrevistados, 33,4% responderam que o senador Cícero Lucena ganhará as eleições em 7 de outubro deste ano. Para 29,8%, que vai ganhar a eleição é o ex-governador José Maranhão.

O terceiro mais citado foi o deputado petista Luciano Cartaxo: 8,8%. Já Estela Bezerra obteve 5,9%. Antônio Radical e Renan Palmeira obtiveram 0,2% e 0,1%, respectivamente. A candidata do PCO, Lourdes Sarmento, não foi citada. Os indecisos (não sabem dizer) somam 21,8%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o número 00045/2012 no dia 16 deste mês. A pesquisa de campo foi realizada nos dias 18 e 19 deste mês. A margem de erro é de 3 pontos percentuais com grau de confiabilidade de 95%. Ao todo, a Consult fez 1.000 entrevistas com eleitores de ambos os sexos, de todas as faixas etárias, níveis de escolaridade e rendimentos.

Antônio Radical

O candidato Antônio Radical (PSTU) disse que se surpreendeu com o resultado divulgado pela pesquisa. “O que foi mostrado não corresponde com as respostas que tenho recebido nas ruas, no “corpo a corpo”, nos debates e nas entrevistas. As pessoas têm nos procurado para conhecer a nossa sede e têm elogiado as nossas propostas.” Ele reforçou: “Não é possível que a gente não esteja pontuando de algum modo nessas pesquisas. Só tenho a lamentar que candidatos que já governaram o Estado ou a cidade estejam na frente”.

Cícero Lucena

Cícero Lucena, da coligação “Por Amor a João Pessoa Sempre” (PSDB, PSC, PTN, PT do B, PHS, PRTB, PSDC e PSL), disse que espera crescer ainda mais nas próximas pesquisas. “Pela boa recepção das pessoas nas ruas, acredito que vamos aumentar cada vez mais a nossa força. As pesquisas já têm demonstrado isso”, afirmou. Entusiasmado com o resultado da pesquisa, o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB), coordenador de campanha do candidato, acredita que a disputa entre o ex-prefeito de João Pessoa e o ex-governador José Maranhão deve ser decidida no segundo turno.

Estela Bezerra

Ao comentar os números, a candidata Estela Bezerra (PSB) reafirmou, através de nota encaminhada pela assessoria de imprensa, que as eleições são definidas na abertura das urnas, e não nas pesquisas. “Não vou me abater quando a pesquisa me botar para baixo, nem vou ficar feliz quando ela me colocar para cima. Só se ganha eleição na urna e no voto, e eles só são conhecidos no dia sete de outubro”, comentou. Estela disse ainda que os números divulgados na pesquisa não mudarão em nada a sua programação para a campanha. “Até o dia da eleição nós estaremos trabalhando”.

José Maranhão

O ex-governador José Maranhão (PMDB) afirmou que conta com pesquisas internas que o colocam em situação melhor que a indicada na pesquisa, embora esteja tecnicamente empatado com Cícero Lucena (PSDB). “A pesquisa aponta empate entre eu e Cícero, com os dois liderando. Não vou ser hipócrita e negar que estou muito feliz com o resultado porque estou na frente”, disse. Segundo José Maranhão, os resultados das pesquisas internas são mais determinantes sobre as estratégias da campanha.

Lourdes Sarmento

Lourdes Sarmento (PCO) declarou que o percentual de pessoas que ainda não decidiram em quem vão votar pode mudar o destino da eleição. “Do ponto de vista dos que estavam na frente, o resultado da pesquisa não mudou muito com relação às anteriores. O espantoso é que existe um número grande de pessoas que não tem posição definida sobre o voto. Isso pode ser um elemento surpresa, possibilitando o avanço dos que têm rejeição”. Ela acredita que o percentual de pessoas que apostam em sua candidatura é muito maior do que o divulgado.

Renan Palmeira

Candidato pelo Psol, Renan Palmeira disse que quer conquistar a fatia dos 25% da população que vai votar nulo ou ainda não sabe em quem votar. “Ficou claro que ¼ dos pessoenses não acredita na candidatura dos quatro grandes candidatos, José Maranhão, Cícero Lucena, Luciano Cartaxo e Estela Bezerra. Quero resgatar esse percentual e fazer a diferença à frente da Prefeitura Municipal”, declarou. Ele acredita que o seu percentual na disputa seja maior do que o divulgado. “A nossa aceitação tem sido muito positiva nas ruas, após o guia”.

Correio da Paraíba


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...