terça-feira, 7 de agosto de 2012

Sistema Penitenciário da Paraíba em perigo




Deputado Anísio Maia alerta que o 
Sistema Penitenciário da Paraíba está em perigo  

Para o deputado estadual Anísio Maia (PT) o Sistema Penitenciário da Paraíba está em perigo e acusou o Governo do Estado de ser o culpado. “Temo que fugas e rebeliões em massa venham a acontecer nos presídios do nosso estado. O Sistema Penitenciário está em perigo, e o Governo é o maior culpado. Ele está demitindo os agentes experientes e os substituindo por concursados sem experiência. Tudo está sendo feito sem nenhum plano de adaptação. O setor está vulnerável”, revelou. 




Segundo o parlamentar, as contratações via Concurso Público são constitucionais e louváveis, entretanto, a forma como estão sendo feitas enfraquecem o Sistema Penitenciário. “Não foi feito nenhum planejamento. O Governo precisa entender que a Paraíba já tem um déficit de profissionais de Segurança. Sendo assim, deveria chamar os concursados para somar, e não demitir aqueles que já estavam nos cargos há vários anos e têm a experiência, sabem onde estão os principais problemas do setor. Parece que o único planejamento que este Governo faz com êxito é o de distribuição de novas fardas para policiais, como se isso fosse alguma grande ação. Na verdade é mera obrigação”, explicou.

Anísio Maia informou que o Sistema Penitenciário da Paraíba precisa de no mínimo oito mil profissionais para a área, mas, o concurso realizado foi para apenas 2.600. "Além do baixo número de concursados, ainda têm a diminuição natural. Pois, destes que entraram, cerca de 15% já se afastaram por aprovação em outros concursos", disse. Além da preocupação com a segurança no estado, o petista teme ainda pela vida dos agentes penitenciários despedidos. "Os agentes demitidos que foram para a rua ficaram expostos às ações vingativas dos marginais, sem armas, sem colete a prova de balas ou qualquer outro equipamento de segurança", afirmou.

Para o deputado, a questão dos demitidos do setor penitenciário não se trata apenas de uma discussão para garantir postos de trabalho. Ele acredita que é preciso pensar na preservação da segurança dos cidadãos paraibanos. Pois, agora serão menos profissionais trabalhando e uma grande parcela dos que estão atuando ainda estão em aprendizado. Por fim, Anísio Maia lembrou que o Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, criado após seus protestos, não vem se reunindo para tratar do assunto há meses. "Tudo é feito nos gabinetes fechados do Palácio", criticou.

Política da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...