quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Agricultores familiares sem assistência técnica na Paraíba


Isabela Alencar  

Famílias de agricultores não recebem apoio da Emater

Presidente da Emater disse que cerca de 130 mil famílias agricultoras ainda não possuem assistência técnica da empresa e um dos motivos é a deficiência de técnicos.

Em comemoração à Semana do Agricultor, a Secretaria Estadual de Agricultura realizou ontem um evento para a troca de experiências entre “homens do campo” de 22 municípios que fazem parte da região de Campina Grande. Durante o evento, o presidente da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) Geovanni Medeiros, informou que cerca de 130 mil famílias agricultoras ainda não possuem assistência técnica da empresa e um dos motivos é a deficiência de técnicos.

Atualmente 600 profissionais fazem o trabalho de orientação na zona rural.

Segundo o presidente, essas famílias possuem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e estão distribuídas em todas as regiões da Paraíba. Ele contou que ao todo 220 mil famílias possuem o DAP, mas apenas 85 mil são assessoradas pelos técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural e, mesmo assim, ainda há uma deficiência de profissionais. “O ideal era de que para cada 100 famílias um técnico pudesse realizar a assessoria, mas hoje cada um desses profissionais atendem cerca de 120 famílias”, informou.

“O trabalho desses técnicos é de orientação e viabilização dos projetos da agricultura familiar. Essas famílias encontram na Emater a manutenção desses projetos, através do crédito, que vai custear a produção”, explicou. Durante a comemoração da semana do agricultor, o secretário executivo da Agricultura Familiar, Alexandre Eduardo Araújo, também informou que as regiões mais atingidas pela seca: Sertão, Cariri, Curimataú e Seridó, estão recebendo beneficiamentos com a construção de 300 poços, um investimento de R$ 3 milhões.

São 191 municípios afetados este ano e outros projetos estão sendo lançados para a criação de recursos hídricos nestes locais, que na época da estiagem sofrem com a falta de água”, explicou. A agricultora Odete de Souza, de 67 anos, moradora da zona rural de Alagoa Nova, na região do Brejo paraibano, contou que os agricultores familiares estão recebendo mais incentivos governamentais, mas ainda não é suficiente para os problemas encontrados no campo.

“Eu estou há três meses esperando um crédito para iniciar um projeto no meu sítio, para ampliação do açude, mas ainda não consegui a ajuda”, contou. Durante o evento, que aconteceu na sede da Emater de Campina Grande, cerca de 400 agricultores assistiram às apresentações culturais e foram sorteados com brindes.

Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...