quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Fábio Konder Comparato: Reflexão sobre democracia




Tempo de eleição é tempo de reflexão sobre diferentes políticas, como as da democracia.

A revista Fórum, que ainda está nas bancas (nº 88, ano 9, julho de 2010), destaca na capa uma entrevista do jurista Fábio Konder Comparato, que fala sobre as necessidades de efetivação de mecanismos de participação direta, os entraves para a democratização da comunicação no Brasil e o poder das oligarquias na sociedade brasileira.

A publicação, que se chama mesmo “Fórum Outro Mundo em Debate” é uma revista inspirada no Fórum Social Mundial, liderado por movimentos sociais. “Não é sua publicação oficial”, esclarece no expediente.

Na entrevista, Comparato, para quem a democracia brasileira é uma farsa, lembra que a sociedade nunca se mobiliza por nada. “Porque, na verdade, a tradição brasileira, no campo político e social, é a da passividade do povo. A única constante inabalável até agora, na política brasileira, é a oligarquia. Ou seja, um pequeno grupo de poderosos ricos que comanda, que manda, e “quem tem juízo tem que obedecer”, como diz o ditado. (...) O artigo 14 da Constituição diz que o plebiscito e o referendo são manifestações da soberania popular, mas o povo só tem direito de se manifestar em plebiscitos e referendos mediante autorização e convocação do Congresso Nacional.

(...) Nós criamos uma figura de mandato único no mundo, em que o mandante só pode se manifestar se o mandatário lhe der autorização”.

VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO

O jurista opina também sobre os veículos de comunicação. “Os jornais hoje se queixam, cada vez mais, de uma propalada censura que é feita contra eles, mas o público leitor não tem ideia da censura efetiva que todos os jornais fazem a certas ideias, a certas propostas e a certas personalidades. Eu poderia ficar muito orgulhoso pelo fato de os dois maiores jornais de São Paulo censurarem a minha pessoa, não publicarem meu nome em momento algum. Por quê? Não é porque, precisamente, eu defenda a reforma política mediante a introdução de mecanismos de democracia direta ou participativa, mas é porque, há vários anos, venho denunciando o oligopólio empresarial dos meios de comunicação de massa”.

A entrevista de capa de Fórum tem seis páginas.

Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...