domingo, 4 de abril de 2010

A mídia e as conferências


Esta semana Brasília recebeu mais uma conferência nacional, desta vez a de Educação. Este instrumento de participação da sociedade nas políticas públicas já era previsto na nossa legislação, mas virou uma verdadeira febre nos dois governos Lula.

Por Gustavo Alves*

Fez-se conferência sobre tudo, desde a Saúde, Comunicação, Cultura, Juventude, etc. e chegando na Educação. Praticamente todo mês tem alguma etapa de uma conferência.

Mas o que impressiona, é que apesar de todas as políticas públicas terem sido debatidas com milhares de pessoas ao longo destes 7 anos, quase nada saiu na mídia.

Tirando pequenas notas nos cadernos internos dos jornais, nada sai.

TV nem pensar.

A descontraída intervenção do presidente Lula ao final da Conferência de Educação, onde ele lembrou que os debates da CONAE não dariam notícia e sim uma briga no refeitório é a mais pura realidade.

A classe média, que só tem contato com a realidade através das Vejas, UOLs e outras "fontes", se surpreende muito quando toma conhecimento de que o povo debate políticas públicas.

Seus guias de consciência, Jabor e outros, não tocam no assunto então ele não existe.
Mas eles cumprem seu papel social ao debater o excesso da nossa carga tributária.

Triste o país em que eles vivem.

Forte, corajoso e democrático é o Brasil das Conferências.

*Gustavo Alves é jornalista, assessor de imprensa da deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB/RS) e colaborador do Portal Vermelho.

Fonte: Blog do Gustavo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...