quarta-feira, 7 de abril de 2010

Ministério corta verba de PSFs em 16 municípios paraibanos



O Ministério da Saúde suspendeu a transferência de incentivos financeiros de Postos de Saúde da Família (PSFs) em 16 municípios paraibanos. A justificativa apresentada no Diário Oficial da União desta terça-feira (6) é de que há irregularidades no cadastro de profissionais que trabalham nestes postos. A publicação traz também o credenciamento de cinco cidades que vão receber Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasfs).

Tiveram os benefícios federais suspensos os seguintes municípios: Alagoa Nova, Areia, Aroeiras, Barra de São Miguel, Caldas Brandão, Campina Grande, Cuité, Ibiara, Lucena, Pilar, Pombal, Remígio, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, Santo André e Sousa.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, o procedimento de bloqueio de verbas é padrão, mas os beneficios são liberados assim que os municípios atualizarem os dados requisitados.

A relação completa das cidades brasileiras autorizadas foi divulgada nesta terça-feira (6) no Diário Oficial da União.

Criação de Núcleos

Enquanto algumas cidades ficam sem verbas temporariamente, outras que apresentaram projetos e contrapartidas foram aprovadas pelo Ministério da Saúde para receber incentivos financeiros e implantar Núcleos de Atenção à Saúde da Família (Nasfs).

Estão na lista dos municípios credenciados: Boqueirão, Catolé do Rocha, Massaranduba, Rio Tinto e São José dos Piranhas. Ainda não foram divulgados os valores que serão destinados a cada município.

A portaria também lista as cidades que se articularam para a implantação do núcleo intermunicipal, com seus respectivos municípios-sede. São elas: Boqueirão (abrangendo Cajazeiras e Caturité), Massaranduba (incluindo a região de Serra Redonda) e São José do Piranhas (para atender também Monte Horebe).

O Programa Saúde da Família é uma estratégia de reorientação do modelo assistencial. É operacionalizado por meio da implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Essas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada.

As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças mais frequentes, assim como na manutenção da saúde da comunidade.

PB 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...