quinta-feira, 15 de abril de 2010

"Não trabalharás mais de 40 horas semanais" vira mandamento



Ladislaw Dowbor "reedita" instruções divinas para crises atuais. Entre os novos mandamentos para sustentabilidade e qualidade de vida, estão temas como combate à pobreza e outros padrões de consumo

O economista Ladislau Dowbor em montagem sobre o quadro "Moises com as tábuas da lei", de Rembrandt (Foto do quadro: Wikipedia)

São Paulo - A redução da jornada de trabalho, em pauta no Congresso Nacional, transformou-se em mandamento com estatuto sagrado. "Não Trabalharás Mais de Quarenta Horas" é o quinto dos dez mandamentos em versão "revisada e ampliada", propostos pelo economista e professor da Pontífice Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Ladislau Dowbor.

"Depois de criar o mundo, o Altíssimo viu que havia problemas. Tanto assim que chamou Moisés para uma audiência e lhe apresentou instruções, os Dez Mandamentos", afirmou. Incluiu normas como "Não matarás" para evitar assassinatos mútuos e “Não Cobiçarás a Mulher do Próximo” para conter "outros problemas".

"Depois de alguns milhares de anos, o Altíssimo lembrou da bola azul que havia criado, e espiou das alturas o que estava acontecendo", prosseguiu. A situação encontrada inclui todas as mazelas sociais e ambientais. "Então, decidiu que precisávamos de Mandamentos mais drásticos", afirmou.

As instruções "secretariadas" por ele foram formuladas por pesquisadores de diferentes países do grupo "Crises e Oportunidades". Durante o evento "O Brasil e a transição para uma economia de baixo carbono", promovido pelas revistas CartaCapital e Envolverde, na segunda-feira (12) ele apresentou um resumo das propostas.

Além dos mandamentos propriamente ditos, há uma nota de explicação incluídas.
Aos mandamentos:

• I – Não comprarás os Representantes do Povo (Resgatar a dimensão pública do Estado)

• II – Não Farás Contas erradas (Revisão do PIB e de outros indicadores socioeconômicos)

• III – Não Reduzirás o Próximo à Miséria (Garantias ao mínimo para todos)

• IV – Não Privarás Ninguém do Direito de Ganhar o seu Pão (Universalizar a garantia do emprego)

• V – Não Trabalharás Mais de Quarenta Horas (Trabalhar menos para viver melhor)

• VI – Não Viverás para o Dinheiro (Mudança de padrões de consumo)

• VII – Não Ganharás Dinheiro com o Dinheiro dos Outros (Mudar sistemas de intermediação financeira é viável)

• VIII – Não Tributarás Boas Iniciativas (Cobrança socialmente justa e alocação mais produtiva em termos sociais e ambientais).

• IX – Não Privarás o Próximo do Direito ao Conhecimento (Ampliar acesso a tecnologias e ao conhecimento)

• X – Não Controlarás a Palavra do Próximo (Democratizar a comunicação)
A íntegra está aqui.

Rede Brasil Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...