quarta-feira, 7 de abril de 2010

Amor Exigente ajuda familiares a lidar com jovens dependentes químicos







-
"Eu seguro minha mão na sua, uno meu coração ao seu, para que juntos possamos fazer aquilo que sozinho eu não consigo". Este é um trecho da oração da serenidade, que mostra a base do grupo de apoio Amor Exigente que atua em vários estados brasileiros e em alguns países da América Latina, orientando pais e familiares a lidarem com jovens ou adultos que sofrem de dependência química.

Surgido na década de 70, o grupo apresenta uma proposta de mudança comportamental. A ideia é promover a qualidade de vida não só para pais que tenham filhos dependentes, mas também para proporcionar mudanças de comportamento saudáveis para todas as partes envolvidas no problema. É o que explicou Rúbia Helena Goulart, coordenadora regional do Amor Exigente, em Recife, Pernambuco.

Só no Brasil são 526 grupos presentes em 21 estados. O Amor Exigente também está em países como Peru, Argentina e Uruguai, segundo Rúbia. "Em média, atendemos 100 mil pessoas por mês em todos os países", informou a coordenadora.

O grupo promove encontros semanais que são divididos em três partes. No primeiro momento é feita uma reflexão sobre espiritualidade, com foco no amor, perdão e na paz. Depois, é realizado um estudo de um dos princípios básicos do grupo onde, segundo Rúbia, os participantes discutem a situação que eles vivenciam nas suas famílias.

Por último, é feita uma meta semanal, para que todos analisem o que pode ser mudado em si, no próprio comportamento, e que pode influenciar positivamente na sua casa e na sociedade. "São momentos de reavaliação consigo mesmo e com a família", ressaltou a coordenadora. O grupo Amor Exigente ensina os pais a tomarem posição, superarem as crises, e buscar cooperação para enfrentarem os desafios.

Para ela, o resultado é surpreendente. "Geralmente os pais não sabem como lidar com os filhos dependentes e no grupo eles conseguiram fazer com que os jovens tentassem um tratamento. De maneira amorosa, os pais conseguem ajudar os dependentes. Eles aprendem a ser pais de verdade", afirmou.

Embora a dependência de drogas e álcool seja uma doença complexa, Rúbia disse que muitos têm conseguido se livrar do vício. Mas, ela alerta sobre os perigos da recaída. "Em caso de recaída, os pais já estão mais preparados a enfrentar a situação", enfatizou.

Para conhecer o trabalho do grupo é só acessar o site: www.amorexigente.org.br.

* Jornalista da Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...