sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

FBP: O centro da luta é barrar a reforma da previdência


Mais Direitos , Mais Democracia 
Frente Brasil Popular convoca a luta contra a reforma da previdência como objetivo prioritário das próximas mobilizações


Estão sendo organizadas manifestações no maior número possivel de municípios de todo Brasil, algumas capitais e Brasília, numa jornada nacional durante todo mes de março, contra a reforma da previdência, por nenhum direito a menos, e pelo retormo à democracia, com a convocação das DIRETAS JA, para todos os cargos.


Ajude a organizar, divulgue e motive seus espaços para fazerem atividades de protestos.


Dia 08, Dia Internacional da Mulher , dia 15 de março – Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência e 31 de março, aniversario do golpe militar de 1964, são três datas fundamentais para a mobilização contra a retirada de direitos, proposta pelo governo ilegítimo de Michel Temer e em defesa da democracia.


“A proposta de reforma da previdência é uma parte da fatura do golpe que Temer tem que pagar aos empresários que ajudaram no processo de impeachment”. É assim que a presidenta da União Nacional dos Estudantes, Carina Vitral pontuou em sua fala durante o debate sobre o cenário político atual na pelnaria nacional da FBP.


Tudo isso em um cenário de crise institucional aguda, com o registro do maior índice de desemprego junto a uma ofensiva que desnacionaliza a economia com o boicote às empresas nacionais que estão envolvidas na operação Lava Jato.


“Para mim, o fato dos poderes executivo e legislativo estarem fracos e o judiciário deslegitimado são demonstrações da crise politica generalizada.”, afirmou a presidenta da UNE.



Uma parte dessas turbulências na economia que agravam e geram desemprego é a entrega das principais empresas brasileiras para o capital internacional, em especial no setor de petroleo, energia eletrica e minérios.



Para Sergio Gabrielli , ex-presidente da Petrobras, as maldades de Temer na Petrobras ainda não acabaram e a estatal poderá privatizar diversas áreas estratégicas, o que pode contribuir com o aumento do desemprego, com a falta de investimentos na economia e a desnacionalização de setores estratégicos.



“Em 2010 o Congresso Nacional aprovou uma reforma da Petrobrás e a colocou no centro da política e do desenvolvimento nacional, para que ela fosse modelo de contribuição para o crescimento da economia brasileira e ao mesmo tempo de distribuição de renda”.



Para Gabrielli, a queda nos investimentos na Petrobras reflete também o que aconteceu com o Programa de Aceleração do Crescimento que também teve uma diminuição do seu ritmo de investimento e execução das suas atividades.



A diminuição dos investimentos da Petrobras, da Eletrobras e no PAC, segundo o economista e professor universitário, é o principal fator de agravamento da crise no Brasil. “Tanto o caso da Petrobras quanto o caso do PAC, com o golpe se intensifica a queda em 2015 e 2016, então estamos aí com o agravamento da causa principal da crise brasileira, que é a queda dos investimentos gerais a um patamar de apenas 16,9% do PIB, sendo o menor dos ultimos 21 anos. E sem investimentos não há economia que saia da crise, por isso ela será muito prolongada, por culpa da cegueira dessse governo golpsita, que tem compromissos apenas com o setor rentista da economia”.



Ainda de acordo com Gabrielli, o consumo também caiu, caiu cinco pontos percentuais abaixo e caiu recentemente “porque em 2014 nós tivemos a menor taxa de desemprego da história e tivemos a maior renda familiar da história. Essa queda brutal é muito mais recente”.



O centro da luta é barrar a reforma da previdência



A cada dia fica mais claro que o aliança das forças conservadoras que agrega ainda os setores do judiciário, a imprensa , o capital financeiro e seus representantes no Congresso nacional prometeram a estabilidade, crescimento e geração de renda, mas os problemas para o povo, se agravam a cada dia. Ou seja, a unidade das classes dominantes é apenas para jogar sobre as costas dos trabalhadores o peso da crise economica.



A última falácia do governo é que é preciso aprovar a reforma da previdência para que o Brasil não quebre. A Previdencia social não é deficitaria. Não podemos apenas analisar o custo dos beneficios e das aposentadorias comparados só com a contribuição dos trabalhadores na ativa. A constituição criou o sistema de seguridade socia, que inclui saude, previdencia e outras medidas para as quais o governo precisa contribuir do seu orçamento todos os anos. Ocorre que o governo não tem contribuido com sua parte, por que prioriza apenas o pagamento dos juros da divida interna, que somente em 2016 consumiu maisd e 400 bilhões de reais, ou mais de 40% de todo orçamento. Mas o dos juros e da divida interna impagavel, naõ é debatido, e quesionado. Porque são os bancos e os setores rentistasque financiaram as campanhas dos atuais governantes e seus congressistas.



“Não há previdência deslocada da seguridade social. Se nós seguirmos exatamente as fontes de financiamento veremos que não há esse déficit que o governo exibe, mesmo esse déficit tendo aumentado entre 2010 e 2015”, ressaltou Patrícia Pelatieri, coordenadora de pesquisa e tecnologia do DIEESE nacional.



Os efeitos futuros da proposta da reforma da previdência são desastrosos. Iguala a idade minima de 65 anos para aposentadoria para homens e mulheres e outras categorias como professores e trabalhadores rurais. A medida acaba com a aposentadoria por tempo de contribuição. E implica que cada trabalhador tera que contribuir no minimo com 300 contribuições, e desvincula os beneficios da previdencia do salario minimo. 



De acordo com a coordenadora do Dieese a regra de transição será somente ao direito ao acesso. A questão do valor começa a vigorar imediatamente. “Hoje, quando você vai se aposentar por idade é feito o cálculo de 70% do valor da contribuição, mas se for o texto for aprovado, o valor da aposentadoria será de 52% do total da contribuição para 54,5 milhões que terão efeito imediato de rebaixamento do valor da aposentadoria”, esclarece Patrícia.



Um dos setores mais afetados serão as mulheres e os camponeses e trabalhadores rurais. E mais de 500 municipios do interior do país, tem sua economia local movimentada pelos beneficios recebidos pelos trabalhadores rurais. A reforma da previdencia nos termos apresentados certamente vai provocar uma onda de exodo rural e de quebradeira dos pequenos municipios do país.


Um governo ilegitimo e lambusado na corrupção


Todos os dias a imprensa nada imparcial, tem se obrigado a noticiar os fatos relacionados com a corrupção dos atuais governantes.



Somente na delação da empresa ODEBRECHT há 77 politicos, a maioria parlamentares, envolvidos. Esperamos que o judiciario deixe de esconder as delações e revele ao povo toda a verdade.


O réu e preso ex-deputado Eduardo Cunha, denunciou que os acordos de divisão das proprinas da Petrobras eram discutidas junto com o sr. Michel Temer.



O Presidente da Camara, deputado Maia, é denunciado por ter recebido um milhao de reais para sua reeleição em 2014.



O senador Lobão, muito conhecido dos garimpeiros do Para e do povo maranhense, é tambem denunciado na Lava-jato, mas assume a comissão de justiça do senado, para aprovar a nomeação de ministros.



O presidente do Senado, que ,de genro pobre de um ex-senador cearense se trransformou no senador mais rico do pais, que somente em Goias, conseguiu se apropriar de mais de 70 pequenas médias propriedades, formando uma fazenda de mais de 2 hectares, tambem é citado na Lava-jato.



O ex-ministro da Justiça e agora indicado para membro do STF, pelo governo golpista, segundo a folha de são paulo, acumulou um patrimonio de quatro milhões de reais, em apenas quatro anos, em seus mandatos na Prefeitura e Governo de São paulo. E pior, publicou um livro de direito como sendo seu, e na verdade contem diversas paginas de plagio discarado de um autor espanhol.



O senador Aecio Neves, é denunciado por tre triplicado o custo da construção da cidade adminsitrativa, e foi delatado pelas construtoras, como sendo um acordo.



O Ministro Serra, das relações exteriores foi denunciado por ter recebido em deposito na Suiça, 22 milhões de reais.




Já o Ministro Padilha teve sua fazenda no Mato Grosso consficada por crimes ambientais, e tambem aparece nas delações.



O que quer ser ministro Moreira Franco, é denunciado pelas empresas pelas propinas que recebia com o sugestivo apelido de "gato angorá!" 



Ou seja, o governo está apodrecendo, apesar de todo apoio da midia, e acoibertamento de setores do poder judiciário.



E do lado do povo, aumenta o desemprego, diminuem os investimentos da economia, e a crise e violencia social se multiplicam pelos estados, com greves até da PM e da Policia Civil.



CONCLAMAÇÃO



Conclamamos, que todos os comitês locais e estaduais, todos os militantes dos movimentos populares e sindicais que participam da Frente Brasil Popular se organizem e preparem as manifestações programadas.



DIA 8 DE MARÇO, nos somaremos com os movimentos das mulheres, em todo mundo e aqui, em todos municipios, respeitando seu protagonismo ,na defesa dos direitos das mulheres, contra a violencia, e contra a reforma da previdencia.



Dia 15 de março, nos somaremos à greve geral da educação que vai paralisar todas as escolas de ensino medio e fundamental. Em defesa da educação publica e de qualidade, contra a reforma do ensino. Contra a reforma da previdencia, que vai obrigar os professores a estarem em sala de aula, até os 65 anos. A greve será nacional e por tempo indeterminado, convocada por todos os sindicatos estaduais aglutinados pela CNTE e com apoio de todas entidades estudantis e movimentos populares do país.



E no dia 31 de março, lembraremos com dor, os dois golpes de estado, de 1964 e de 2016, para seguirmos a luta pela retomada da democracia e a necessária convocação de eleições gerais,



São Paulo, 7 de fevereiro de 2017


Coletivo das 80 entidades/movimentos que compoem a coordenação nacional da FRENTE BRASIL POPULAR



MST



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...