quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

A luta por uma justiça imparcial pode unir a esquerda brasileira?


Miguel do Rosário

Cristiano Zanin, líder por osmose ou a nova cara da esquerda brasileira?

“A luta por justiça vai unir a esquerda no Brasil”. Voltei para Estocolmo com esta certeza na cabeça, após participar do “Primeiro Encontro Internacional Pela Democracia e Contra o Golpe”, realizado em Amsterdã, entre 27 e 29 deste mês, do qual fui um dos organizadores.

É unânime, graças ao empenho de Dr. Zanin e sua equipe, a consciência de que o “combate à corrupção” tão propalado pela mídia do golpe foi uma campanha de corruptos contra uma mulher honesta, Dilma Rousseff, mas que tinha Lula como o alvo principal.



No sentido oposto da parcialidade está o verdadeiro desafio, incorporado pelo jovem advogado de 41 anos de idade, de lutar por um tratamento igual perante a lei para todos os cidadãos. Proposta imediatamente acolhida pelos brasileiros no encontro em terras holandesas.



Cristiano Zanin é a quebra do estereótipo imposto pela elite à ala progressista brasileira de que somos “pão com mortadela” ou que somos desprovidos de gostos próprios. Com uma voz clerical consegue convencer mais do que o grito do ativista tradicional.



Dr. Cristiano Zanin precisa ser visto hoje por todos os esquerdistas, praticantes ou não, como a cara moderna da esquerda brasileira, uma esquerda que erradicou a fome e que clama por justiça. É assim a esquerda nos países mais ricos, como aqui na Suécia, outros nórdicos e na própria Holanda, onde o encontrei pessoalmente após inúmeros contatos via redes sociais.



Bem vestido, cabelo impecável, com uma postura visivelmente apaziguadora, este advogado parece receber por osmose do seu cliente, Lula, a capacidade de exercer a liderança e de conversar e convencer. Mas pode ser algo além disso, como ficou claro na sua fala, transmitida aqui no Cafezinho, onde a exposição que fez sobre o “lawfare” encantou a todos.



Dr. Zanin é a cara da elite de um país que se respeita. Uma elite que respeita e reconhece os valores humanos e zela por eles. A cara do Brasil que foi construído a partir do seu cliente, onde o rico ficou mais rico, mas o pobre passou a ser visto como gente e não apenas como dados estatísticos.



A elite brasileira é incapaz de perceber que luta contra ela mesma. Prefere a vida artificial dentro dos gigantes muros e cercas elétricas e ignora a simples realidade de que a redução da desigualdade é a mais eficiente ferramenta de construção de uma sociedade sadia.



Dr. Zanin é na mesma pessoa a justiça e a elite que o Brasil merece. Respeita as leis, respeita o ser humano e luta por um Brasil mais justo para todos. Na brilhante apresentação que fez em Amsterdã, deixou os cem participantes do evento atentos a cada palavra, do início ao fim da sua fala.



O momento é de lutarmos por justiça. Os ataques sucessivos a Lula, mesmo que gere neste momento um efeito eleitoral contrário, devem ser denunciados como abusos. Se um ex-presidente é massacrado desta forma, com o apoio da mídia, como será tratado você, um cidadão comum?



Se o ódio de classes cresceu com o suporte da palavra “corrupção”, nada melhor do que falarmos em “justiça” para que possamos enfrentar com seriedade a verdadeira corrupção e iniciarmos juntos a reconstrução do Brasil e o resgate democrático.



Longe de ser janota, Cristiano Zanin é um convite a um banquete generoso para todos, como símbolo de que a redução das desigualdades passa também pelo respeito entre as classes ricas e pobres e que todos são dignos de uma justiça imparcial.



Ocafezinho




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...