terça-feira, 29 de novembro de 2016

Louvado seja o mercado

Homenagem a Fidel Castro na Embaixada de Cuba na Rússia
Mario Sergio Conti

"Incrível! Um verdadeiro Mussolini!" Sem ironia, soprou Alberto Moravia ao ouvido de Régis Debray. O italiano e o francês estavam na Praça da Revolução, em Havana. Era 1966. Só com o verbo, Fidel Castro mantinha 1 milhão de cubanos hipnotizados havia uma hora.


"Você está tirando um sarro", reagiu Debray, que achou a comparação de mau gosto. Italiano por italiano, disse, o certo seria aproximar Castro de Garibaldi. "Não, não, acredite em mim, você nem era nascido", insistiu o autor de "O Conformista".



Declarado persona non grata por Mussolini, Moravia mudara de nome para sobreviver ao fascismo. Foi castrista até morrer, depois da queda do Muro de Berlim. De há muito a esquerda europeia rompera com Cuba.



Debray esteve com Che Guevara na guerrilha na Bolívia, onde ficou preso durante quatro anos. Colaborou com Allende no Chile. Entrou com os sandinistas em Manágua para tomar o poder. Integrou o único governo socialista francês do pós-guerra, o de Mitterrand.



Afastou-se de Castro em 1989, quando o Líder Máximo encenou um enésimo tribunal stalinista, o affaire Ochoa. Debray se disse há pouco um "gaullista de esquerda" –o que não quer dizer nada, mas coroa um trajeto de nosso tempo, o de companheiro de viagem da revolução.



Em "Louvados Sejam Nossos Senhores", o seu cortante livro de memórias, ele reconhece que, naquele dia distante, Moravia achou "a chave do poder de sedução que a ilha oralizante e declamatória exercia sobre nossos espíritos progressistas".



O improviso e a teatralidade latina do Líder Máximo eram uma revolução retórica dentro da revolução real. A União Soviética se mantivera fiel a suas origens livrescas, racionalistas e filosofantes. Cuba contrapunha juventude e aventura à escolástica decrépita do socialismo à la Stalin. A revolução ficou pop.



Debray diz que Castro tinha "mentalidade narrativa, localista e anedótica". Não se ocupava de teoria, fugia do debate de ideias e não ouvia os adversários. Lia muito, mas só sobre história, pois era "obcecado com os historiadores do futuro e com sua imagem póstuma".



O homem do Livro era Che, que lera Conrad, Lorca e Cervantes na adolescência. Era médico e estudara economia; buscava embasar a política na ciência. Espírito aberto, chamou a Cuba o trotskista Mandel e o maoísta Bettelheim, além de Sartre e de Beauvoir. Discutiu com eles os rumos do socialismo.



Concluiu que, para salvá-lo da burocratização, era preciso internacionalizá-lo. Escorou-se no Debray de "Revolução Dentro da Revolução", teorização da experiência cubana que apostava em focos guerrilheiros rurais e escanteava os trabalhadores urbanos. Toda uma geração de revolucionários latino-americanos foi derrotada junto com Che.



Castro passou a apoiar mais e mais, e a se apoiar, na URSS, que morreu antes dele. Ironicamente, o seu internacionalismo, de vertente estatal e geopolítica, vingou: Angola, Namíbia e a África do Sul não teriam se libertado, nem o apartheid seria vencido, sem a intervenção cubana. Mandela repetiu até morrer que Castro era um grande herói africano.



A toupeira da revolução desceu ao inferno. O socialismo sumiu de vista. A política se tornou o ofício preferencial de patifes. A oralidade rebelde foi suplantada pelo marketing do conformismo. A juventude pop virou item de consumo. Submeteram-se todos ao verdadeiro Líder Máximo desse mundo maravilhoso, o mercado.



Folhasp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...