quinta-feira, 9 de abril de 2015

Energisa detecta 10 mil ligações clandestinas na Paraíba



A empresa de energia elétrica Energisa começou hoje a Operação "Gato Preto" para identificar ligações clandestinas nos bairros do Centro e Tambiá, em João Pessoa. A operação irá durar 30 dias. Na manhã de hoje, foram encontrados 12 imóveis com ligações clandestinas, entre eles um restaurante, clínica, gráfica e residências. Até maio deste ano, segundo o gerente do Departamento de Medição e Combate às Perdas da Energisa, Fabrício Alvarenga, as fiscalizações detectaram e corrigiram 10 mil desvios de energia em 22 mil inspeções em todo o Estado.



Fabrício Alvarenga informou que todos os responsáveis dos imóveis onde foram encontradas as irregularidades irão responder penalmente porque, segundo ele, as ligações clandestinas configuram crime de furto de energia. "Está previsto no artigo 155 do Código Penal. E a Energisa irá fazer notícia crime contra eles", destacou.

Nos imóveis onde são encontrados os "gatos", as equipes de eletricistas da Energisa trocam os medidores e a fiação. Os moradores ainda têm que pagar uma multa que varia de acordo com o consumo e com o tempo em que a irregularidade estava em funcionamento. Fabrício contou que no ano passado a Energisa chegou a aplicar uma multa de R$ 1,5 milhão a uma empresa que estava consumindo energia através de uma ligação clandestinha.

Fabrício destacou que, antes de ocupar um imóvel, o ideal é que as pessoas solicitem a visita de uma equipe de eletricistas da Energisa para verificar se há instalações irregulares. "Caso contrário, os responsáveis pelo imóvel poderão ser responsabilizados quando, em uma fiscalização, forem encontradas ligações clandestinas", observou. O custo pelo serviço é de responsabilidade do morador.
Diário da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...