terça-feira, 10 de março de 2015

O Problema não é a Turma da Panela. É o Desalento que Dilma e o PT provocaram em seus apoiadores


Maringoni Gilberto

Há muita gente criticando os protestos contra Dilma , chamando-os de "fascistas" e qualificativos do gênero.

Embora eu ache que não se deve banalizar o fascismo REAL e classificar tudo nessa vertente, o problema principal não está nos hidrófobos de poltrona.

Qual a novidade? A classe média alta dos grandes centros apoiou o golpe de 1964, detesta pobre, vota em Alckmin, reclama da plebe nos aeroportos e sonha com Miami. Essa nunca foi a base social do PT (quando era de esquerda) e nem é agora.

A questão está no outro lado. Dilma jogou no lixo o apoio recebido dos trabalhadores, dos pobres e de setores progressistas da classe média entre sua eleição e o dia de hoje. Buscou contentar setores que sempre se somaram ao pessoal da panela gourmet, como o capital financeiro, o agronegócio, o fundamentalismo religioso etc.

O drama não está nos arroubos da direita. Reside no desalento que Dilma e o PT provocaram na esquerda e nos setores democráticos. Algo, aliás, reforçado pelo pífio pronunciamento marqueteiro da noite de domingo.

É preciso, sem dúvida, defender a democracia. Mas não dá para defender Dilma. Para se fazer isso, seria necessário comprar o pacote completo, que inclui Levy, o ajuste fiscal, os cortes em saúde e educação, as elevações dos juros, as privatizações, Katia Abreu, fazer vista grossa ao trabalho escravo, o pastor George Hilton, Gilberto Kassab, o Barbalhinho, José Eduardo Cardozo, os R$ 319 milhões que financiaram sua campanha, Michel Temer, o PMDB etc. etc.

Eu acho pedir um pouco muito, como diz uma de minha filhas...

A saída - penso eu - é atacar a ideia de impeachment. E ir para a rua contra o ajuste fiscal e suas consequências nefastas para a maioria.

P.S. Apenas sobre a facilidade com que chamamos a oposição conservadora de fascista, segue uma questão: a vida das pessoas piorou e o desemprego está aumentando. Quando os trabalhadores e os pobres saírem às ruas para protestar, a saída será chamar a todos de "fascistas"? Não é melhor buscar entender o que está acontecendo?


Facebook Cid Benjamin



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...