quarta-feira, 11 de junho de 2014

Vitória do MTST



Ninja ao Vivo

Protestos do MTST reuniram mais de 40 mil pessoas nas últimas duas semanas na Capital. Foto: Mídia NINJA

"O MTST coroou a jornada de mobilizações dos últimos meses com uma grande vitória hoje: o conjunto de nossas pautas foi atendido pelo Governo Federal, Estadual e a Prefeitura de São Paulo" afirma Guilherme Boulos, coordenador nacional do movimento.




Entre as conquistas está a garantia de criação de moradias na ocupação "Copa do Povo", próximo ao estádio do Itaquerão, onde moram há um mês cerca de 4000 pessoas. Caberá ao Governo Federal o financiamento de R$76.000,00 por unidade habitacional, valor que será complementado pela prefeitura e estado.


Além disso, o movimento conseguiu garantias de alterar a metodologia e distribuição do programa 'Minha Casa Minha Vida' em sua terceira etapa de implementação, com um reforço na modalidade Entidades, que permite, na prática, maior flexibilidade e autonomia na gestão de recursos de organizações e movimentos para construção e distribuição de habitações.


Uma comissão federal de prevenção de despejos forçados será criada para evitar casos como o de Pinheirinho, que em 2012 removeu milhares de famílias de um terreno no interior de SP pela Polícia Militar a mando do então Governador Geraldo Alckmin.


Questionado sobre os atos durante o período da Copa do Mundo, o coordenador do MTST afirma que o movimento nunca foi contra a realização do evento, mas contra os efeitos perversos da organização de um evento desse porte, e crítico à forma como foram realizados os investimentos. "As mobilizações devem diminuir de intensidade por conta desse ciclo de vitórias, mas continuaremos nas ruas em pautas como o Plano Diretor, por exemplo". Os Sem Teto foram um dos principais grupos presentes no ato de solidariedade à greve dos Metroviários nessa tarde na capital.


"Vale ressaltar que essa conquista é fruto das mobilizações nas ruas, de um avanço na caminhada em direção ao poder popular, que não beneficia só o MTST mas todo o conjunto de políticas habitacionais no país" reitera Boulos.


Ninja Oximity


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...