quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Flora das Caatingas do Rio São Francisco


Boqueirão da Onça 
Antonio Campos

Quando vi pela primeira vezo livro “Flora das caatingas do Rio São Francisco”,em edição primorosa, uma coletânea de ensaios científicos de 99 coautores, coordenada pelo professor pernambucano José Alves de Siqueira Filho, após o seu concorrido lançamento na Fliporto 2012, tive de imediato a impressão, alimentada pela expectativa que essa obra magistral me trazia, de que estava diante de mim um primeiríssimo lugar do Jabuti 2013 no campo da ciência. Dei esse depoimento na Fliporto, no ano passado.

Saber que o livro "Flora das Caatingas do Rio São Francisco: História Natural e conservação", apoiado por 31 instituições de ensino e pesquisa desse imenso Brasil foi o vencedor na categoria Ciências Naturais do Jabuti, o mais importante prêmio da Câmara Brasileira do Livro, é o reconhecimento nacional de um trabalho científico de alto nível.

Este prêmio deve renovar a esperança de chamar a atenção da sociedade brasileira pela urgente conservação das Caatingas e do Rio São Francisco, patrimônios endêmicos do Brasil e do povo brasileiro. A Botânica e a Ecologia do Brasil ganham muito com tudo isso. A história do Brasil ganha com isso. Ele é o Rio da Integração Nacional e dizia o inesquecível Barbosa Lima Sobrinho que toda vez que o Brasil está em crise se volta para a região entrecortada por esse Rio para voltar ao leito do grande destino reservado à nação brasileira. Contudo, precisamos sair do campo da diagnose e recomendações, muitas das quais contidas no livro, para efetivar ações sustentáveis. É necessário ainda mobilizar a sociedade e sensibilizar o governo brasileiro para implementar o maior Parque Nacional das Caatingas, o Boqueirão da Onça, no coração do Rio São Francisco, que se arrasta ha muitos anos. As Caatingas e o Rio São Francisco estão em festa com essa premiação, apesar de tanta insanidade humana. A verdade sempre prevalece.

O autor dessa obra, eu diria, sem exagero, magistral - ele que é um grande colaborador da Fliporto, acredita por certo que a viabilidade da ciência promotora da qualidade de vida das pessoas depende de generosas doses de amor e cuidado dentro da "panela do cozinheiro", a fotografia é um exemplo disso. Sem isto, a razão e a ciência serão incapazes, isoladamente, de mudar o cenário da conservação e do valor da biodiversidade mais impressionante do mundo, a brasileira.

Antônio Campos - Advogado, Escritor, Editor, Membro da Academia Pernambucana de Letras e Curador da Fliporto - 

Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...