quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Apartheid social: o que quer a oposição


Franklin Martins critica Aécio e afirma que oposição quer 'apartheid social'

Bernardo Mello Franco

Em evento com ex-integrantes do governo Lula, o ex-ministro Franklin Martins (Comunicação Social) criticou ontem o pré-candidato do PSDB ao Planalto, Aécio Neves, e afirmou que a oposição defende o "regime do apartheid social".

Ele ironizou o slogan tucano do "choque de gestão" e disse que os rivais do PT "se dirigem ao passado" e querem governar para a minoria. "Eu quero ver tirarem da agenda a questão da inclusão social. Pode Aécio querer tirar, [José] Serra querer tirar. Não tira", disse.

"É o regime da inclusão ou o regime do apartheid? É isso que está em jogo", prosseguiu, referindo-se às eleições presidenciais de 2014. O ex-ministro disse que a oposição tem uma "extraordinária dificuldade" de encontrar um discurso eleitoral. "No fundo, ela queria que o Brasil voltasse a ser governado para um terço da população."

Martins defendeu as concessões feitas pelo governo Dilma e atacou a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. "O entreguismo foi feito no governo Fernando Henrique. Lá era neoliberal. Agora, não", afirmou.

Cotado para integrar a coordenação da campanha de Dilma à reeleição, o ex-ministro disse que a presidente deve ressuscitar a ideia de convocar uma constituinte exclusiva para a reforma política. "Se depender do poder econômico, do Congresso, da mídia e da oposição, não haverá reforma política nunca. Espero que a Dilma, minha candidata, defenda que é necessária a constituinte."

Mídia

Diante de uma plateia simpatizante do PT, Martins incitou aliados a "fazer barulho" e "tocar fogo na internet" para pressionar o governo a abraçar a causa da regulamentação da mídia eletrônica. Ele criticou Dilma por não ter empunhado a bandeira e acusou a classe política de ter "medo" da imprensa.

"Quem tem que liderar isso é o governo federal. Infelizmente, o governo atual não liderou. Eu lamento", disse. "Os políticos têm um medo monumental da imprensa. O grande problema é esse. Nossos políticos se atemorizam."

Ex-comentarista das TVs Globo e Bandeirantes, Martins vinculou as manifestações recentes a uma suposta insatisfação com a imprensa. "As manifestações de junho mostraram uma insatisfação brutal com o oligopólio da mídia neste país", afirmou. Para os jornais impressos, ele defendeu a aprovação de uma lei que garanta direito de resposta "rápido e proporcional ao agravo".

Os ex-ministros Roberto Amaral (Ciência e Tecnologia), José Viegas (Defesa) e Samuel Pinheiro Guimarães (Assuntos Estratégicos) também participaram do debate "Perspectivas para o Brasil", no Clube de Engenharia, no Rio.

Folha SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...