sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Bem-estar do idoso é foco de projeto em Bayeux

Promover o bem-estar físico, psicológico e social. É com essa proposta que o Centro de Referência e Ação Social (Cras) de Bayeux realiza ações voltadas aos integrantes da melhor idade. Um dos projetos que merecem atenção é o Idoso Ativo. Todas as terças e quintas-feiras, das 7h às 8h, o público participa das atividades no Projeto Reviver – extensão do Cras do Baralho.

Nesses dias, cerca de 70 homens e mulheres praticam os exercícios sob a orientação de um professor de Educação Física. O aposentado João Fernandes, 75, conta que é um dos alunos mais aplicados. “Não perco um dia. Minha saúde melhorou muito, desde que comecei a praticar os exercícios”, avalia o aposentado. Foi essa preocupação com a qualidade de vida que incentivou a criação do projeto.

De acordo com a coordenadora do Cras, Dayse Catão, o Projeto Idoso Ativo foi implantado em 2006 para promover o bem-estar dos participantes. “A gente notou que existia um quadro de depressão entre os idosos, além de muitas doenças relacionadas ao sedentarismo. Com a implantação do Idoso Ativo, percebemos muitas melhorias”, observa a coordenadora.

Atualmente, cerca de 300 idosos participam das ações promovidas pelo Cras de Bayeux. Além das atividades físicas, eles frequentam oficinas de trabalhos manuais e recebem assistência psicológica gratuitamente. Segundo a secretária de Ação Social de Bayeux, Ivanúbia Souza, os trabalhos contam com a parceria da Secretaria da Saúde, que promove ações específicas para este público. “É um trabalho conjunto, que demonstra o cuidado e o compromisso do município com nossos moradores”, explica a secretária.

O prefeito de Bayeux, Jota Júnior, enfatiza que a promoção da qualidade de vida é uma das metas do Município. “Temos projetos voltados para públicos de todas as idades, mas o cuidado com nossas vovós e vovôs é fundamental”, reforça o prefeito. Para participar, qualquer pessoa pode procurar a unidade do Cras mais próxima da sua casa. Elas funcionam no Baralho, Rio do Meio e Mário Andreazza.

Click PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...