quarta-feira, 23 de agosto de 2017

A centralidade do trabalho faz a classe trabalhadora sujeito revolucionário fundamental

 A centralidade fundante do trabalho (work) implica na afirmação da classe operária como o sujeito revolucionário (fundamental). A realização da filosofia e da emancipação humana estão vinculadas ao proletariado.

Poemas sobre a classe operária: Servente de Pedreiro IV

Servente de pedreiro IV

Paulo Ayres


Nas olimpíadas da vida, eu não fui selecionado

Na Vila Vitória, asfaltarão a pista do passado

Na Vila Abobrinha, há salto com vara de porco

O que eu não sou é bom de bola, nenhum pouco

Adeus, futebol profissional



Nos vibratos da garganta, eu não alcancei a nota

Na terra do Vila Nova, não oferecem cotas

No palco da Villa Country, o mercado se entope

Eu não fui chamado para lucrar no sertanejo pop

Adeus, carreira musical



Me diz, o que vem primeiro, então

Aprendiz de construção ou construção de aprendiz?



Me diz para que eu sirvo, então

Me diz o que eu posso ser

Servente de pedreiro

Ser vento estocado



----

*"Servente de Pedreiro I" é uma canção do Luiz de Lara.

"Servente de Pedreiro II" é uma canção do Berço do Samba.

"Servente de Pedreiro III" é uma canção do Palhaço Caçarola.


------
Classe operaria




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...