quinta-feira, 11 de maio de 2017

Macunaima derrota o gigante Venceslau Pietro Pietra


Com a morte da mãe ele emigrou com seus irmãos Maanape e Jiguê para a cidade grande e durante a viagem, ao tomar banho em uma fonte, ele torna-se branco.

Na cidade, Macunaíma se encanta com as tecnologias da modernidade e chega a pensar que as máquinas eram humanas e os humanos eram máquinas.

Depois de muitas peripécias e confusões, o herói acaba conhecendo Ci, uma guerrilheira urbana, com quem desenvolve uma relação e ao perdê-la juntamente com seu primeiro filho em explosão fatal, o herói preguiçoso parte em busca do amuleto da sorte que era representado por um muiraquitã que pertencia a sua amada Ci.

Descobrindo que o amuleto se encontrava com o gigante da indústria e do comércio Venceslau Pietro Pietra, Macunaíma em uma primeira tentativa se veste de mulher e tenta seduzi-lo. Não consegue e foge. Em uma segunda tentativa procura ajuda em terreiro de candomblé, e através de um Exu que incorpora no "gigante", lhe da uma surra. Mas não consegue seu intento.

Venceslau, o “gigante”, com o intento de derrotar e comer Macunaíma, o convida para banquete onde será servida feijoada, feita na própria piscina da residência e onde os convidados servem como ‘ingredientes’. Macunaíma consegue jogar o ‘gigante’ na piscina e recupera o amuleto.

Em sua última jornada Macunaíma e seus irmãos voltam ao sertão onde moravam, levando da cidade apenas aquilo que tinha agradado a eles, vários eletrodomésticos, que representam o consumimos da sociedade capitalista.

Após desavenças, Macunaíma fica sozinho e passa contar suas aventuras a um papagaio.

A morte de nosso herói é trágica. Devorado por Uiara, entidade das águas, comedora de gente.


http://literatura-macunaimaeeap.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...