segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Musiclube: A Utopia de volta na chama das novas gerações


  
Musiclube: a revivência do indispensável

A apresentação de cinco dos tantos artistas ligados ao Musiclube de João Pessoa– movimento vanguardista da música como instrumento de lutas por melhorias, espaços e estéticas – eis que reacendeu de sábado, 10 de Outubro em diante, a chama ainda tenuamente acesa de um desejo de retomada por mudanças mais acentuadas em busca de conquistas sociais.


Pedro Osmar, Paulo Ró, Adeildo Vieira, Milton Dornelas e Paulinho de Tarso deram um tom de revivência de ritmos e canções fora do modelo padrão vigente de besteirol estético ou de conformação ao modismo vigente.

 

Com ases de um Movimento marcante na História

Na prática, o que se viu e ouviu entre tantos da plateia e da produção cultural presente foi um “grito de guerra” na busca de retomada deste importante movimento sócio – cultural permeando tantas lutas, através da música como passaporte das Utopias.

As canções revividas e/ou as novas expostas no show memorável traduzem a inquietação, a critica e a renovação do exercício por mais conquistas, inclusive sociais, nas quais haja de fato melhores dias para todos enquanto sociedade plural.

 

No Manifesto lido por Pedro Osmar, nas canções de Paulo, Adeildo (Escurinho) e em Dornelas há um lampejo de coragem para se contrapor ao stablesment de dominação variada dos Modelos de sociedade consumista pouco se lixando para a degradação ainda latente e o fosso existente entre pobres e ricos.

Milton pegou forte na defesa de Barra de Gramame ameaçada por depredadores do mundo civilizado que pensa poder tudo, inclusive afetar ao seu modo os ambientes públicos da fauna e flora, daí a canção protesto de Dornelas.

Todos cinquentões se mostraram afetados pela marca do tempo, mas de longe insinuam o pijama ou a aposentadoria das lides intelectuais, artistas e políticas – base principal de suas existências.

Ainda bem.


Wscom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...