sábado, 22 de agosto de 2015

Posseiros de Mogeiro: Governador pode Desapropriar por Interesse Social.


Cassio desapropriou e o Incra assentou
Of. Nº /2015/GFA
 João Pessoa,04 de agosto de 2015 
Ao Excelentíssimo 
Ricardo Coutinho
Governador do Estado da Paraíba

Senhor governador,

Cumprimentando-o, venho através deste documento, na condição de presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Paraíba, solicitar de Vossa Senhoria, com urgência, providências para garantir a integridade física, moral e psicológica das 50 famílias de posseiros, que estão acampadas do assentamento João Pedro Teixeira, em Mogeiro, que estão vivendo clima de terror.


As famílias foram despejadas da fazenda Fazendinha, de propriedade dos senhores Mário Silveira e do filho, José Otávio, e estão além da distância estabelecida pelo juiz que emitiu a ordem de despejo. Mesmo assim, estão vivendo em clima de ameaças e risco de morte.

Capangas, encapuzados, que dizem estarem a serviço dos proprietários da fazenda, já realizaram invasão de várias casas - onde os posseiros estão - e roubaram objetos sob a mira de armas. Além disso, eles promovem tiroteios usando armas de grosso calibre, a exemplo de espingarda 12 em suas ações criminosas. As investidas mais violentas, realizadas por sete homens encapuzados, aconteceram nos dias 07/07 e 29/07 de 2015, quando eles usaram uma verdadeira artilharia contra as famílias. No dia 29,por exemplo, foram disparados cerca de 50 tiros que quebraram janelas e atingiram as paredes das casas. As informações são de que o bando é comandado pelo sargento reformado da PM, conhecido por Andrade, que foi citado na CPI do grupo de extermínio, feita pela Câmara dos deputados. Esses mesmos capangas estão atuando na fazenda Salgadinho, levando terror para os posseiros que moram nas terras. Em anexo, cópias dos boletins de ocorrência e de um relatório feito pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), sobre a situação vivida pelas famílias.

Respeitosamente, 

Frei Anastácio Ribeiro
Deputado Estadual – PT/PB


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...