domingo, 16 de agosto de 2015

Assentados da PB ganham programa de rádio com alcance estadual



Agricultores familiares e assentados da reforma agrária paraibanos agora contam com um programa de rádio com alcance estadual, voltado para a divulgação de notícias relacionadas ao meio rural. 

O programa Voz da Terra é produzido pela Central das Associações dos Assentamentos do Alto Sertão Paraibano (Caaasp), entidade contratada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para executar serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em benefício de mil famílias de 33 assentamentos da reforma agrária nas regiões do Médio Piranhas e Alto Sertão.


 

A primeira edição do programa, que tem periodicidade semanal, foi ao ar no último dia 7 pela Rádio Difusora AM, do município de Cajazeiras, no Sertão paraibano, distante cerca de 490 quilômetros da capital, João Pessoa. O programa é transmitido ao vivo, às sextas-feiras, das 17h às 18h, e é produzido pelos comunicadores sociais da Caaasp Heloísa Sousa e Wendell Oliveira.
 

A Caaasp foi pioneira na implantação de programa de radiodifusão para o público da reforma agrária na Paraíba com o lançamento, em 2014, do boletim de áudio Voz da Terra, um programa gravado, com duração de 10 minutos, abrangência regional e transmitido às 6h. A iniciativa serviu de base para que a produção de programas radiofônicos fosse uma exigência do contrato.
 

A equipe está envolvida para produzir programas que, além de informar os assentados com notícias focadas na agricultura familiar, na agroecologia e na reforma agrária, também sirvam para levantar discussões sobre temas relativos à saúde, diversidade e preconceito, bem como para oferecer orientações básicas sobre as diversas áreas de atuação dos técnicos de Ater”, afirmou a coordenadora da Caaasp, Josefa Alves Vieira, mais conhecida como Dona Nelsa.
 

Para a veiculação do programa, a Caaasp firmou contrato com a Rádio Difusora AM, 1070 kHz, uma das pioneiras do Sertão paraibano. Fundada em 1938 como difusora e em 1964 como estação de rádio, a rádio tem um dos índices de audiência mais altos da região e alcance interestadual, com potência de 20 mil watts.

 

Programação diversificada
 

O Voz da Terra tem uma programação diversificada e está dividido em cinco blocos, com o primeiro bloco dedicado à abertura e à escalada de manchetes; o segundo com notícias sobre experiências de sucesso nos assentamentos; o terceiro bloco com notícias do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Incra e de outros órgãos que trabalham com temas relacionados à agricultura familiar e de movimentos sociais do campo. O quarto bloco é aberto à participação dos assentados da reforma agrária, através do quadro Voz do Assentado, e o quinto e último bloco é reservado para debates, palestras e entretenimento.

 

Outros programas de rádio na PB
 

Além do programa Voz da Terra, da Caaasp, dois programas de rádio produzidos por outra entidade prestadora de Ater, a Cooperativa de Trabalho e Prestação de Serviços Técnicos de Reforma Agrária da Paraíba (Cooptera), levam notícias de qualidade aos agricultores familiares e aos assentados da reforma agrária paraibanos.
 

O programa Boa Tarde Camponês, lançado em 15 de julho de 2015, que se destina ao público do Cariri e do Curimataú, e o Bom Dia Rural, veiculado desde o final de maio deste ano, que abrange boa parte do Médio Sertão e vários municípios das regiões do Cariri, da Borborema e do Curimataú. A produção e a apresentação destes dois programas é do jornalista Marcos Lima, que é assessor de comunicação da Cooptera.


 

PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...