domingo, 30 de agosto de 2015

A televisão dos trabalhadores, TVT completa cinco anos ampliando programação e alcance


Simone Freire, 

 A emissora lançou novos programas e expandiu sua cobertura para 20 milhões de habitantes, atingindo toda a população da Grande São Paulo

Com alcance ampliado e novidades na grade de programação, a TV dos Trabalhadores (TVT) completa cinco anos de atividades neste mês. No ar desde 23 de agosto de 2010, o canal é um instrumento alternativo que busca pautar a realidade brasileira pela na ótica dos trabalhadores e movimentos populares.

Mantida pelos sindicatos dos Metalúrgicos do ABC e dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, a TVT tem seguido uma trajetória de progresso. Pouco antes de seu aniversário, a emissora deu um passo importante ao lançar a TVT Digital, aumentando seu alcance, antes restrito a 400 mil pessoas, para 20 milhões de habitantes, abrangendo toda a Grande São Paulo.

"A TVT, nestes cinco anos, tem uma história de crescimento. Minha perspectiva é que este movimento deve aumentar ainda mais daqui para a frente, porque cada vez mais a gente passa a ter visibilidade e pessoas têm buscado a emissora como uma fonte de informação. Isso a gente percebe no dia a dia, quando recebemos retorno pela internet, telefone ou email", avalia o diretor de programação da TVT, Antônio Jordão Pacheco.

A comemoração pelo aniversário também inclui mudanças e ampliação da programação. Além dos programas já tradicionais como o Melhor e Mais Justo, de debates; o Bom para Todos, que tira dúvidas dos telespectadores; o Mais Direitos Mais Humanos, que retrata as diversidades do Brasil; a emissora ampliou de 30 para 45 minutos o tempo do telejornal Seu Jornal, com mais espaço para colaborações em jornalismo na emissora. O programa Art é Arte, que visita atividades culturais pela periferias paulistas, é mais um lançamento dessa leva de novidades.

"Agora nós estamos atrás de parcerias e de recursos. A TVT tem como característica a não centralização de produção e conteúdo. Nós queremos estabelecer parcerias, porque acreditamos que a diversidade, a pluralidade de olhares e opiniões, e de realidades que existem no Brasil podem utilizar este espaço como um espaço de diálogo com a sociedade", explica Jordão.

Democratização

A preocupação de pautar os fatos que interessam à sociedade e seus problemas, do ponto de vista de quem os vive, é uma preocupação da emissora. Questões quilombolas, indígenas, das mulheres, dos negros, por exemplo, não são pautadas pela TVT de forma pontual como nos veículos empresariais de comunicação brasileiros, mas de forma constante e abrangente, aponta Jordão.

"A gente anda na contramão do que os grandes meios de comunicação produzem enquanto informação. Hoje eles produzem conteúdo voltado para o interesse contrário ao do trabalhador, do interesse de grandes grupos econômicos, interesses políticos de determinados grupos", avalia.

A única emissora de televisão brasileira sob coordenação dos trabalhadores também tem um papel importante no avanço da democratização da comunicação. Na visão de Jordão, junto com outros veículos, a TVT tem sido essencial no processo de transformação do cenário da comunicação democrática no país, que é novo e ainda está no caminho para efetivar a regulação da mídia.

"Esta é uma bandeira que temos que lutar o tempo todo para conseguir. Porque só vamos ser um país de fato democrático, quando todos, e em todos os lugares, tiver produção e conteúdo feita por toda a sociedade. Não pode estar na mão de oito famílias. A gente chega a ver questões tratadas de forma criminosa na Tv, jornais e rádios, e não acontece nada. Isso, antes de mais nada, é antidemocrático. Só tem interesse de uma pequena minoria que são este 0,3% que detém 22% do PIB nacional", diz o coordenador.

Acesso à TVT

Para assistir à TVT Digital na Grande São Paulo é preciso sintonizar no canal 44.1 HD. Quem for assinante de sinal a cabo na Capital e no ABC, deve sintonizar o canal 12 NET. Já na região do alto do Tietê, os canais são 46 analógico e 13 NET. Os moradores do ABC também têm a possibilidade de assistir a TVT Digital no canal 8 GVT. Quem usa antena parabólica pode sintonizar na frequência 3851, symbol rate 6247, vertical, em todo o Brasil. Ainda, é possível acompanhar o conteúdo do canal por sua página do Facebook e em seu site.


Brasil de Fato


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...