sábado, 26 de maio de 2012

Domicilios da Paraiba sem acessibilidade




Apenas 1,4% dos domicílios na PB atendem à acessibilidade, diz IBGE
Dados sobre domicílios urbanos foram divulgados nesta sexta-feira (25).
Patos foi o municípios que mais apresentou rampas de acesso na Paraíba.

Do G1 PB

Apenas 1,4% dos domicílios paraibanos possuem rampas que garantem acessibilidade em seus entornos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre os municípios paraibanos o que apresentou maior porcentagem de acessibilidade através de rampas foi Patos, no Sertão, com 2,9% dos domicílios, enquanto Bayeux, na região metropolitana de João Pessoa, foi o pior com apenas 0,2%.

Os dados, baseados no Censo 2010, foram divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira e não levam em conta os chamados aglomerados subnormais, que são favelas, alagados, invasões, porque eles não têm organização com quadras definidas.

Ainda conforme os dados do IBGE, se divididos os domicílios em adequados, semiadequados e precários. Levando em consideração fatores de adequabilidade, foram definidas como domicílios adequados os que apresentavam rede completa de abastecimento de água, rede de esgoto ou fossa séptica e coleta de lixo, como semiadequados os que atendiam a uma ou duas da características e precários os que não atendiam a nenhum dos requisitos.

A partir deste divisão os dados do IBGE mostram que os domicílios adequados apresentaram 1,6% de rampas de acesso, percentual maior que o notado em toda Paraíba, os semiadequados apresentaram 0,8% e os precários apenas 0,3%, número muito próximo do contabilizado em Bayeux, município com pior acessibilidade por meio rampas conforme o IBGE.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...