terça-feira, 15 de maio de 2012

Aliança PT- PSB no segundo turno em João Pessoa ?



Resolução do PT dá novo alento à ala que defende aliança com PSB

Uma resolução aprovada pela executiva nacional do Partido dos Trabalhadores gerou esperanças na ala petista que defende a aliança com o PSB de Estelizabel Bezerra na capital paraibana. O texto, aprovado na última quinta-feira, 10 de maio, prevê que as pré-candidaturas a prefeito nos municípios com mais de 200 mil eleitores terão que ser homologadas pela direção nacional. Além disso, cita que a prioridade é a defesa do "conjunto de compromissos defendido pelo Partido ao longo de suas administrações públicas e o esforço de diálogo com os partidos que compõem a base dos dois governos do presidente Lula e do governo da presidenta Dilma, e que, junto com o PT, estão construindo um novo país".

A aprovação da resolução deu novo ânimo aos petistas simpáticos à aliança com o PSB porque se soma às informações de que há diálogo em curso entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, no sentido de firmar uma aliança para fortalecer a candidatura de Fernando Haddad em São Paulo, gerando compromisso mútuo em outras cidades, como já aconteceu em Mossoró (RN) e Duque de Caxias (RJ). A tese defendida pelos dirigentes municipais de João Pessoa é de que pode haver a retirada da candidatura de Luciano Cartaxo antes das convenções para que a sigla mantenha a parceria política com o PSB de Ricardo Coutinho.

Confira a íntegra da resolução:


RESOLUÇÃO SOBRE ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012

(Ad referendum do Diretório Nacional em 18/05/2012)


O processo de escolha das pré-candidaturas majoritárias e a discussão sobre alianças eleitorais às próximas eleições municipais vêm se consolidando em todo o país.

Temos como tática eleitoral ampliar a bancada de vereadores e vereadoras do Partido; conquistar cidades estratégicas; manter as cidades que governamos; reconquistar as que já administramos, sempre dialogando em cada Estado para manter a unidade do PT.

Orientamos nossos diretórios para que as coligações atendam às diretrizes sobre tática eleitoral e política de alianças aprovadas no IV Congresso do PT, que definiu que o PT não fará alianças com o PSDB, DEM e PPS.

Por outro lado, o conjunto de compromissos defendido pelo Partido ao longo de suas administrações públicas exige de nós um esforço de diálogo com os partidos que compõem a base dos dois governos do presidente Lula e do governo da presidenta Dilma, e que, junto conosco, estão construindo um novo país.

Nossas alianças devem, assim, ser construídas não apenas para conquistar vitórias importantes, como também para garantir maior sustentação política aos governos do PT e de seus aliados, o que acarretará o fortalecimento do nosso projeto político no cenário nacional.

Considerando a proximidade do período oficial de convenções para a definição de chapas às eleições municipais de 2012, e para que a direção nacional tenha conhecimento imediato do quadro de alianças das eleições majoritárias nos principais municípios do país, o Diretório Nacional resolve estabelecer, nas cidades:

a) com mais de duzentos mil eleitores;
b) que se enquadram nos critérios já definidos como cidades prioritárias;
c) consideradas pólos econômicos regionais e/ou com troncos transmissores de rádio e TV.

que ANTES da realização das CONVENÇÕES OFICIAIS, as alianças e escolha das précandidaturas majoritárias definidas em processo interno sejam homologadas pela Comissão Executiva Nacional.

São Paulo, 10 de maio de 2012

Comissão Executiva Nacional do PT


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...