domingo, 26 de fevereiro de 2012

Planos de saúde na mira do Ministério Público da Paraíba


Irregularidades: cerca de vinte planos de saúde estão na mira do Ministério Público da Paraíba
Paulo Cosme 

Cerca de vinte planos de saúde estão na mira do Ministério Público da Paraíba. A Curadoria do Consumidor quer saber se os planos estão cumprindo a legislação federal como também o preço das mensalidades, restrição do tempo de internamento, coberturas e vários outros pontos que por ventura estejam causando prejuízos ao consumidor.

O curador Gualberto Bezerra explicou que as investigações sobre atuação dos planos de saúde já vêm acontecendo há vários dias e foram frutos de denúncias dos próprios usuários. “Temos que trabalhar para fazer com que os direitos do cidadão sejam cumpridos em todos os sentidos” garantiu.

A mais nova determinação para os planos de saúde é que os mesmos não podem fixar limites de gastos com despesas hospitalares.
A decisão é da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). De acordo com a decisão do dia 14 de fevereiro, divulgada na quarta-feira (22), um plano de saúde foi condenado a pagar indenização de R$ 20 mil por danos morais à família de uma paciente. Os ministros do STJ entenderam que “não pode haver limite monetário de cobertura para as despesas hospitalares, da mesma forma que não pode haver limite de tempo de internação” ao julgar recurso apresentado pela família de uma mulher que morreu de câncer de útero, em São Paulo.

No final do ano passado, os planos de saúde foram obrigados a garantir a cobertura de 69 novos procedimentos determinados em resolução pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O novo rol é a base mínima de procedimentos que as operadoras terão de oferecer a todos os usuários de plano. Entre as principais novidades está a cobertura de 41 tipos de cirurgias por videolaparoscopia - técnica mais moderna, menos invasiva, que permite uma recuperação mais rápida do paciente -, substituindo de vez as cirurgias tradicionais feitas por via aberta.


Paraíba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...