terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Ministério Público da Paraíba, os ônibus e os cadeirantes.




MP afirma que desde 2009 ônibus novos deveriam ser adaptados a cadeirantes

Tayná Alexandre


Aumenta o índice de insatisfação da população com o transporte público eficiente (adaptado para cadeirante) e o promotor do cidadão, Valberto Lira, afirma que desde dezembro de 2009 há um termo de conduta entre órgãos autorizando que os novos ônibus sejam eficientes.

Segundo informações do site da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), do total de 453 ônibus, apenas 137 são eficientes o que representa apenas 30% da frota da Capital.

O promotor revelou que desconhece o dado de 729 cadeirantes para um ônibus, informado pela Associação de Deficientes e Familiares da Paraíba (Asdef-PB).

O gerente executivo da Associação de Deficientes e Familiares da Paraíba (Asdef-PB), Normando Vitorino, reconhece o aumento na quantidade de ônibus adaptados em João Pessoa, mas revela que o número ainda é insuficiente para atender a demanda.

Segundo o promotor Valberto Lira, o termo de compromisso foi firmado entre a Superintendência de Transportes e Trânsito na Paraíba (STTrans) e a Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP) autorizando que todos os novos ônibus adquiridos sejam adaptados aos deficientes.

Outra reclamação da população é a falta de conscientização dos motoristas de transporte público que ainda não sabem lidar com a entrada do deficiente físico no ônibus. "A AETC promove anualmente treinamento para os motoristas, mas, não podemos fazer nada em relação à falta de educação de alguns deles", disse o promotor.


Click PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...