quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Há 30 anos, nascia o PT...




Há 30 anos, recém-saído da clandestinidade, assinei com outros 111 companheiros e companheiras a ata de fundação do PT. O partido entrou em minha vida para nunca mais sair. Comecei a militar num núcleo, fui secretário de diretório zonal, da capital e de formação política do diretório regional de São Paulo, seu secretário-geral e depois secretário-geral e presidente nacional do PT durante sete anos.

Fui reeleito três vezes indiretamente e a última (2001) por voto direto, na primeira eleição direta - símbolo de nosso compromisso democrático - de um partido político no Brasil. Por delegação e em nome do PT, fui deputado constituinte estadual e três vezes deputado federal e candidato a governador de São Paulo em 1994. A partir de 1º de janeiro de 2003, por nomeação do presidente Lula, tornei-me ministro-chefe da Casa Civil de seu primeiro governo.

Sempre fui e sou, antes de tudo, um militante do PT. Nessa condição, integro-me a todos os filiados e eleitores do PT, aos amigos e simpatizantes de nosso partido, para juntos comemorarmos hoje, os 30 anos de lutas pela democracia, justiça social, pelo Brasil e pelo socialismo. Num país de pouca tradição partidária como o nosso, no qual várias vezes as legendas partidárias foram extintas (em 1979 e 1965) até por ato de força das ditaduras, nunca mudamos de lado.

Estivemos sempre junto ao povo brasileiro e à sua classe trabalhadora, razão de ser do PT que leva seu nome com orgulho. Deixamos nossa marca nas grandes conquistas da sociedade brasileira, seja na luta contra o regime militar, seja na maior campanha cívica da história do país, a das Diretas Já, na Constituinte e em todas as demais pelos direitos políticos e sociais de nosso povo.

Petismo, instrumento para o fim de privilégios das elites

Nosso partido foi o meio e o instrumento que o povo construiu e adotou para fazer política, para que os filhos e filhas de camponeses, trabalhadores rurais, operários urbanos, funcionários públicos, pequenos e médios empresários pudessem fazer política no Brasil, ação que antes do PT era monopólio e privilégio das elites proprietárias, latifundiárias, empresariais.

Daí a importância de nossos governos e de nossa atuação parlamentar, dos programas e políticas públicas que implantamos no país, do nosso modo petista de legislar e governar. Estão aí, então, as razões da importância histórica dos governos de Lula e de sua liderança. O presidente da República e o PT são as faces do Brasil que se afirma como país, retoma seu projeto de desenvolvimento nacional e sua presença no mundo, e o faz com sua cara, a de seu povo, de sua civilização e cultura.

Somos militantes. Somos um povo sem medo de ser feliz, com esperança, que tomou seu próprio destino nas mãos e hoje faz o futuro.

Blog do Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...