quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

General precisa ser punido



No Brasil que vive um profícuo e longo período democrático, em crescimento econômico e no rumo certo, de vez em quando ocorrem fatos surpreendentes, para não dizer lamentáveis e até estarrecedores. É o caso dessa manifestação que circula na internet do Diretor-Geral de Pessoal do Exército, general (mais grave, da ativa) Maynard Marques de Santa Rosa. Em nota considera que a Comissão da Verdade, criada pelo governo para investigar crimes contra os direitos humanos durante a ditadura militar (1964-1985), seria formada por "fanáticos" e viraria uma "comissão da calúnia".

O general tem que ser punido. Está claro que infringiu o regulamento (RDE - Regulamento Disciplinar do Exército) em pelo menos dois pontos: "Manifestar-se, publicamente, sem que seja autorizado, a respeito de assuntos de natureza político-partidária"; e "censurar ato de superior hierárquico ou procurar desconsiderá-lo, seja entre militares, seja entre civis".

Absurdo, dentre outros pontos, ele falar em Torquemada, quando foi exatamente nos porões dos quartéis e sob direção de generais que militares e civis que sustentavam a ditadura organizaram como departamentos das Forças Armadas os Doi-Codis que torturaram e assassinaram centenas de cidadãos que lutavam pela liberdade e a democracia.

General é reincidente

A manifestação do general de quatro estrelas (mais alta patente militar e por isso integrante do Alto Comando do Exército) chega a ser um escárnio. E o mais grave: ele é reincidente. Não uma, mas duas outras vezes antes confrontou-se com autoridades civis do governo Lula.

Em 2007 discordou das negociações em torno da reserva indígena Raposa/Serra do Sol, foi afastado da Secretaria de Política, Estratégia e Assuntos Internacionais da Defesa e devolvido ao Exército pelo ministro da Defesa Nelson Jobim; em 2009, assinou nota com dois outros generais (então da ativa) criticando a Estratégia Nacional de Defesa e o novo organograma das Forças Armadas, por afastarem ainda mais os militares do poder.

Blog do Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...