terça-feira, 24 de maio de 2016

Muitos países tem déficit orçamentário e não punem o povo cortando direitos e serviços públicos



Dizem que o governo quebrou. Faltariam 170 bilhões para completar o orçamento de 2016.

Quem fez essa conta ? Será ela digna de confiança ? Ou seria ,como parece, inflada intencionalmente para justificar cortes brutais em
direitos e serviços públicos ?

Brasília – O presidente em exercício Michel Temer pretende aprovar na próxima semana a proposta de alteração da meta fiscal deste ano, que permitirá um rombo de até R$ 170,5 bilhões nas contas do governo central (que inclui Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência Social) o equivalente a 2,75% do Produto Interno Bruto (PIB).

Veja os déficits orçamentários em outros países:


“Déficits orçamentais têm sido motivo de grande preocupação e os Estados Unidos não estão fora disso, ostentando um déficit fiscal de 5,4% em maio de 2013. Déficits elevados persistentes inevitavelmente geram problemas econômicos. A má notícia: o mundo todo está na mesma situação que os Estados Unidos ou até pior.

Um déficit público ocorre quando um governo não balança suas contas adequadamente, gastando mais do que arrecada. A dívida pública é composta de despesas tais como juros sobre a dívida pública, salários de funcionários, direitos, gastos militares e projetos de infraestrutura.

No entanto, há outras maneiras – além de aumentar impostos – de resolver um problema do déficit, como diminuir os salários dos funcionários públicos, cortar programas e serviços sociais, cobrar taxas maiores por serviços e compras do público. “O ônus da dívida do governo recai sobre os funcionários do governo, os contribuintes e os obrigacionistas. Acima de tudo, a política determina quem arca com os custos”, afirma um artigo no site Dados Financeiros Globais (GFD).

O ranking global

A Organização pela Cooperação Econômica e o Desenvolvimento (OECD), baseada em Paris, atualizou sua previsão semestral dos déficits orçamentais em porcentagem do produto interno bruto (PIB) de cada país em 29 de maio, mostrando que os EUA não são o país com o maior déficit.

O Japão ganhou a honra duvidosa de ser o país com o maior déficit – 10,3% do PIB em 2013 – um aumento de 0,4% dos 9,9% de 2012. Também classificados em situação pior do que os EUA estavam: Eslovênia, Irlanda, Reino Unido, Índia, Espanha, Portugal e Israel.”



Fontes:
Em.com.br
Epoch Times 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...