quinta-feira, 21 de abril de 2016

D. Helder: Consciência ingênua e consciência crítica


Meus queridos amigos,

D. Helder Câmara

Consciência é luz que Deus nos deu é que somos obrigados a seguir. Mas existe a obrigação de cada um, de acordo com suas posses, de procurar ter a consciência vendo claro e vendo certo. Vejam, através de exemplos práticos, a diferença entre consciência ingênua e consciência crítica.

A consciência ingênua não procura as causas nem as consequências dos fatos e dos problemas sociais. A consciência crítica está numa constante procura das causas e das consequências dos problemas.




A consciência ingênua aceita passivamente uma educação tradicional, baseada no seguinte espírito: Educador sabe tudo e deve mandar. O aluno não sabe nada e deve obedecer. A consciência crítica exige a participação plena do aluno na sua própria educação e luta para romper com a educação imposta de cima para baixo.



A consciência ingênua acredita que uns nasceram para dominar e outros para serem dominados. A consciência crítica acredita na fundamental igualdade dos homens e na urgência de acabar com a relação oprimidos-opressores.



A consciência ingênua acha que o essencial é vencer na vida. Tudo o mais deve ser posto à serviço deste fim. A consciência crítica acha que o problema principal é dar aos homens a possibilidade de ser gente de verdade.



A consciência ingênua não percebe que os meus de comunicação social (rádio, TV, jornais, revistas...) manipulam e massificam o povo. Silenciam ou deformam a verdade: criam um mundo artificial que só corresponde aos interesses dos que estão em cima.



A consciência crítica está numa constante atitude crítica dianteira dos meios de comunicação social. Acha que eles só podem desenvolver função libertadora na medida em que criticam a realidade claramente e levam o povo a assumir uma atitude ativa diante dos problemas.



A consciência ingênua acha que nas questões políticas o melhor partido é o da neutralidade, pois comprometer-se é perigoso. A consciência crítica sabe que meter-se em política é ocupar-se das causas do povo. Não tem medo de comprometer-se, pois considera o risco da luta mais vantajoso do que a escravidão do pacifismo.



A consciência ingênua acredita no mito do desenvolvimento econômico descrito pelas estatísticas. A consciência crítica acredita que o desenvolvimento só é verdadeiro quando atinge o homem todo e todos os homens.


...


Viram a importância de passar de uma consciência ingênua para uma consciência crítica? Continuem a descobrir como diante dos acontecimentos da vida funcionam os dois tipos de consciência. E qual é o seu? Sua consciência é ingênua ou crítica?"

--------------

Consciência ingênua e consciência crítica
Dom Helder Camara, em 9 de janeiro de 1975

Crônica extraída do livro Meus queridos amigos - as crônicas de Dom Helder Camara, 2016, Cepe.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...