quarta-feira, 9 de setembro de 2015

O Duro Recado dos Movimentos Sociais da Paraíba


O protagonismo de RC/LC e o duro recado dos movimentos sociais

A agenda da presidenta Dilma Rousseff na Paraíba, tanto em Campina Grande quanto em João Pessoa, terminou se transformando em oportunidade singular de abrigo de apoio político especial, sobretudo dos Movimentos Sociais dos diversos cantos do Estado se opondo radicalmente contra o movimento de Impeachment ainda existente. Mas no dia de festa para Dilma, o governador Ricardo Coutinho teve performance além Paraiba, da mesma forma que consagrou o momento do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo.


Como amplamente divulgado nos diversos veículos e redes sociais, a entrega de casas em Campina teve a simbologia da presença do Governo Federal, através do “Minha Casa, Minha vida”, na vida das pessoas mais humildes da sociedade, entretanto, a pauta oficial foi superada pelos desdobramentos existentes em apoio ao mandato da presidenta.

Em João Pessoa, por exemplo, o programa “Dialoga Brasil”, transmitido ao(s) vivo(s) pela Rede Brasil, que inicialmente esperaria até 800 pessoas passou de 2.000 e só não foi maior porque o Cerimonial/Segurança do evento grosseiramente barrou muita gente, até pessoas importantes da cultura e da política, como a atriz Marcélia Cartaxo e teve enfrentamento da ex-vereadora Sandra Marrocos. Uma topeira, a segurança presidencial!.

A FORÇA E O RECADO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

Nenhuma grande rede de TV, nem mesmo os veículos de comunicação mais fortes do País, deram eco ao fato mais importante da agenda presidencial em João Pessoa, que foi a manifestação espontânea de todo o auditório reproduzindo os refrões “olê olê olê olá/Dilma/ Dilma”, sobretudo depois da fala do governador Ricardo Coutinho, que acendeu o ambiente, e ainda “Não/ Não tem golpe não”.

Os partidos da Oposição e setores da classe média para cima ignoram, mas não sabem ainda dimensionar o tamanho da força do que ficou bastante claro na reação dos Movimentos Sociais representados no evento por setores organizados de todo o Estado.

Michel Temer, Aécio e cia bem precisariam tomar “ chá de simancol” porque ignorar a força da sociedade organizada é mexer com fogo, é querer tocar fogo no Brasil democrático, que não aceita mais postura retrograda à base do que se convencionou “Golpismo” ao não se aceitar o resultado das urnas.

A LIDERANÇA DE RICARDO SINALIZA EXTRA FRONTEIRA

Na fala durante o “Dialoga Brasil”, o governador da Paraíba mostrou que anda afiado no discurso de abrangência nacional, tanto no quesito da institucionalidade democrática porque puxou esse sentimento ao declarar-se contra movimentos de apeamento do governo Dilma, como foi duro ao referir-se à Oposição que, quando governou o Brasil, só pensava e cuidava do Nordeste de olho nas eleições.

Ricardo foi duro com o PSDB e aliados, mesmo sem citá-los nominalmente, porque avaliou historicamente o significado do Nordeste tempos atrás, sempre visto – segundo ele, pelo filtro da discriminação e do tratamento desigual para com o Nordeste bem diferente dos tempos atuais, referindo-se à fase Lula/Dilma, quando os nove estados nordestinos passaram a ter vez e voz na pauta de desenvolvimento sócio-econômico no Brasil.

Foi a fala de Ricardo que incendiou a plateia na manifestação pro-Dilma, mas, independentemente de uma questão circunstancial, cada vez mais o governador paraibano se consolida como liderança nacional.

LUCIANO CARTAXO BRINDA O RECONHECIMENTO

Na disposição comum do Cerimonial, é o prefeito quem é chamado a abrir a série de falas como anfitrião da presença das autoridades, em especial a Presidenta da República, por isso quando chamado à missão eis que Luciano Cartaxo deve ter se impacto com a reação da platéia posto que foi muito aplaudido.

Seu discurso em torno da expressão “diálogo” serviu de tom para a seqüência de abordagens durante o “Dialoga Brasil”, entretanto, de todos os aspectos existentes em torno dele, os aplausos ruidosos foram a principal referência do reconhecimento à sua performance atual.

UMAS & OUTRAS

...Dilma passou quase duas horas com os empresários ouvindo e expondo temas para reaquecimento da economia.

...No Centro de Convenções, impressionou-me a quantidade de pessoas qualificadas e envolvidas nos Movimentos Sociais. De Doutores (com Doutorado) a caciques de tribos indígenas, representantes das mulheres, negros, religiosos, estrangeiros, LGBTS, enfim, muito forte o significado dessa gente.

...No evento, fui presenteado pelos índios potiguaras com o Livro autografado tratando de suas lutas – lutas essas que têm no Procurador da República, Luciano Mariz Maia, seu mais importante defensor dos tempos modernos. Sem este iluminado representante do Ministério Público Federal, os índios estariam dizimados.

ÚLTIMA

“Vamos precisar de todo mundo/
Pra banir do mundo a opressão”

Wscom


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...