quarta-feira, 17 de junho de 2015

Guerra dos Bárbaros ( Expansão das fazendas de Gado pelo Sertão)



A Guerra dos Bárbaros foram os conflitos, rebeliões e confrontos envolvendo os colonizadores portugueses e várias etnias indígenas tapuias que aconteceram nas capitanias do Nordeste do Brasil, a partir de 1683.

Com a expulsão dos holandeses do território brasileiro em 1654 , os portugueses puderam retomar o avanço em direção ao interior nordestino, expandindo as fazendas de gado e perseguindo as etnias indígenas. Porém a resistência de diversas etnias indígenas, que tinham sido aliados dos holandeses, foi um elemento-surpresa para os lusos.



Os portugueses fortificaram o efetivo militar, inclusive com a vinda de bandeirantes paulistas como Domingos Jorge Velho. Já as etnias indígenas tapuias do interior nordestino, como os janduís, paiacus, caripus, icós, caratiús e cariris, uniram-se em aliança e confrontaram os portugueses nas tentativas de dominar as terrras dos nativos. A aliança das tribos tapuias, denominada pelos portugueses como Confederação dos Cariris ou Confederação dos Bárbaros, foi derrotada somente em 1713. 


O resultado desse período foi a extinção de várias etnias indígenas tapuias e a ocupação portuguesa no interior nordestino.

 Wikipédia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...