sábado, 21 de janeiro de 2012

Confinamento de indesejáveis: imigrantes ilegais


Contradições da globalização: centros de confinamento para imigrantes ilegais na Itália


João Carlos Soares Zuin




No final do século XX, após a derrocada do comunismo na URSS e na Europa Oriental, os meios de comunicação de massa difundiram contínuas manifestações apoteóticas acerca da vitória dos ideais da sociedade capitalista e do Ocidente: as idéias de liberdade pessoal, economia de mercado e democracia representativa eram expostas como os valores não somente dos países vencedores da guerra-fria, mas valores destinados à universalidade. 

Cidadania mundial, cidadão do mundo, mundo livre, era da prosperidade e paz, nova ordem mundial, foram alguns dos jargões culturais e políticos ditos e repetidos em escala planetária. 

É possível dizer que uma espécie de belle époque marcou o início dos anos noventa no Ocidente, caracterizada pela vitória ideológica e exuberância econômica, pelo fantástico progresso científico e tecnológico e a prosperidade material. 

Todavia, a euforia desta belle époque foi consumida no final do século pelas gravíssimas crises econômicas........



......O objetivo deste artigo é compreender a formação política dos Centros de Permanência Temporária na Itália, atualmente denominados de Centro de Identificação e Expulsão, espaços concebidos para a detenção dos imigrantes ilegais. 

A escolha do caso italiano não implica na afirmação de uma política singular de repressão, mas por ser um projeto político plenamente vitorioso que se desenvolve a quase duas décadas e, sobretudo, por ser um laboratório político para a resolução das contradições da sociedade capitalista hodierna e da globalização. 

É o caso político e cultural mais extremo, onde no interior da Europa são recriados novos campos para a concentração e, posterior, expulsão da vida civil as pessoas tipificadas pelo Estado como criminosas e indesejáveis..... 

Extratos do artigo :


As contradições da globalização: oscentros de confinamento para ...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...