sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Nove bairros de João Pessoa com tubos de amianto


Nove bairros de JP são abastecidos por tubulação de amianto


Além dos vazamentos constantes a tubulação de amianto pode potencializar o surgimento de vários tipos de câncer.

Angélica Nunes


Pelo menos nove bairros de João Pessoa ainda recebem água nas casa através das antigas tubulações feitas de cimento amianto. Além de causar inúmeros transtornos com os constantes vazamentos, esse tipo de tubulação também pode causar risco à saúde da população. Só para se ter uma ideia, nas áreas mais antigas atendidas pelo Sistema de Abastecimento de Água de Marés, a rede corresponde a 300 quilômetros (km), o que corresponderia à distância entre as cidades de João Pessoa a Patos.

Os bairros da capital onde ainda é possível encontrar tubulação em amianto são o Centro, Tambiá, Róger, Oitizeiro, Jardim Planalto, Cristo, Torre, Bairro dos Estados e Tambauzinho. O mineral utilizado há décadas pela indústria, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), pode provocar inúmeras doenças como câncer do pulmão, da laringe, do ovário e do trato digestivo.


A Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa) já vem executando a substituição da tubulação de amianto por canos plásticos de PVC, de forma gradativa, à medida que realiza o conserto de vazamentos nos bairros onde ainda existe as antigas tubulações.

Moradora do bairro de Jaguaribe, a funcionária pública Valdenice Silva de Carvalho, mesmo sem casos concretos de câncer na família, comemora que a Cagepa tenha substituído a tubulação da rua em que mora, a Monsenhor Almeida. “Ainda temos inúmeros transtornos porque as obras não terminaram, mas só em estar sem risco de contrair alguma doença ou desenvolver um câncer já nos tranquiliza”, comenta.

Mesma alegria não teve ainda a esteticista Geovana da Silva Leite, que mora na rua Mazimiano Machado, também em Jaguaribe. Segundo ela, “a falta d'água preocupa bastante, sem falar nos alagamentos na rua provocados por essas tubulações antigas. Dá pra ver pela água que chega que ela não é de qualidade. Tenho medo pelas minhas crianças”, afirmou.

Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...