terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Novo Código Florestal será negativo à rizicultura








Massaranduba – O novo Código Florestal, que traz um conjunto de regras sobre a preservação ambiental em propriedades rurais, aprovado pelo Senado no dia 6 de dezembro por 59 votos a 7, recebeu reforma no texto aprovado pela Câmara Federal no mês de maio e retornou para a Câmara dos Deputados para que as mudanças sejam aprovadas.


A votação do novo Código Florestal só deve ser concluída em março de 2012. O texto traz modificações que afetam diretamente a atividade rural, principalmente a cultura do arroz, uma vez que se aprovada, todo e qualquer curso de água com largura até 10 metros terá de ter 15 metros em todas as margens de mata ciliar, o que tornará o plantio inviável, principalmente em Santa Catarina, onde a característica é de pequenas áreas e muitas valas, ribeirões e rios.




As cooperativas de rizicultores com sede em Massaranduba, Rio do Sul, Jacinto Machado, Turvo e Tubarão estão preocupadas. Os dirigentes foram duas vezes para Brasília para acompanhar a tramitação do Código Florestal e defender posicionamentos e interesses da categoria, com apoio da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB).


“Estamos nos movimentando em todos os sentidos, tanto em Brasília quanto em Santa Catarina, onde a situação é classificada de gravíssima se o projeto permanecer como está e for aprovado”, registrou o presidente da Cooperativa Juriti, Antenor Borgonha. Segundo ele, as cooperativas de rizicultores defendem que as áreas já consolidadas permaneçam como estão, caso contrário, toda a atividade estará comprometida pela redução de área de plantio e falta de recursos para fazer cumprir a lei.



Jornal do Vale do Itapocu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...