quarta-feira, 14 de setembro de 2011

João Pessoa tem Consultório para moradores de rua


Projeto Consultório de Rua já beneficiou 936 pessoas na Capital


Em um ano e cinco meses de atuação, o Consultório de Rua já atendeu 936 pessoas, ou seja, uma média de 55 por mês. Do total, 358 foram homens, 283 mulheres e 295 crianças/adolescentes moradores em situação de rua. O projeto é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e realizado em convênio com o Ministério da Saúde. A iniciativa acontece desde março de 2010 na Capital e os números correspondem aos atendimentos feitos até agosto.

“Esse projeto é extremamente importante como política pública. Os dados são positivos, pois conseguimos fazer com que essas pessoas tenham tratamento e cuidados em saúde”, disse a coordenadora geral do Consultório de Rua, Valéria Cristina da Silva.

Com duas equipes em atuação, o Consultório de Rua é formado por profissionais como psicólogo, assistente social, enfermeiros, agentes redutores de danos e motorista. Uma terceira equipe está em fase de contratação.

Abordagem 

– Para se aproximar dos moradores em situação de rua, eles utilizam a arte, através de oficinas de capoeira, hip hop, artes cênicas, artes circenses, percussão e dança. No primeiro contato, a equipe faz uma avaliação do quadro clínico do morador em situação de rua e, se preciso, presta atendimento de primeiros socorros, a exemplo de curativos ou aferição de pressão arterial. Nessa abordagem, também é realizada orientação sexual (distribuição de preservativos) e de saúde bucal (kits de escovação). Até agosto, 814 pessoas participaram das oficinas sobre DST/Aids e 654 das oficinas de arteterapia.

“Nos casos que se detecta a necessidade de um atendimento mais complexo, como consulta médica ou tratamento odontológico, a equipe marca um local e no dia seguinte leva a pessoa para ser atendida. Ou seja, fazemos o diagnóstico inicial do problema e também todo o acompanhamento”, explicou a coordenadora geral do Consultório de Rua, ressaltando que em um ano e cinco meses foram realizados 537 atendimentos médicos, 471 odontológicos, 323 exames realizados, além de 21 encaminhamentos para internação hospitalar.

O Consultório de Rua, dependendo da situação, também encaminha a pessoa atendida ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e faz a articulação com a rede municipal de assistência social. Desde que foi criado, o Consultório de Rua fez 79 encaminhamentos para o Caps e 429 para dispositivos sociais.


Secom-JP
Paraíba.com

Um comentário:

  1. Ajudar eles é uma boa, mas para que isso acabe tem que haver uma mobilização e criar uma casa que tire do vicio os dependentes quimicos e colocar os moradores de rua em trabalho simples que não existe muita procura e quem não quisesse a mendigagem por opção(isso existe sim)seria combatida com propaganda avisando a população a não promover isso.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...