segunda-feira, 23 de abril de 2018

As razões que levam PT estudar candidatura própria na Paraíba

Isolado de conversas com socialistas, para PT, candidatura própria faz o partido ao menos sair de pé em 2018

Nove em cada dez petistas paraibanos se ressentem do papel irrelevante na eleição de 2018 a que o partido fora condenado pelo seu principal aliado no Estado, o PSB do governador Ricardo Coutinho.



Há um grande esforço para manter as aparências públicas e esconder as insatisfações internas, agravadas com o ato socialista de lançamento da candidatura do deputado Veneziano Vital ao Senado e as tratativas paralelas com o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), líder do Governo Michel Temer na Câmara, ambos considerados desafetos do petismo.



O PT já percebeu que funcionará para o PSB como legenda acessória, sem qualquer importância estratégica e fadada a entrar na aliança a reboque dos gestos políticos de Ricardo em favor de Lula.



A direção da legenda está preocupada com essa duríssima realidade. Esse cenário se soma ao prenúncio de candidatura do PSB à Presidência e a necessidade de o PT ter um palanque estadual para seu candidato, o iminente e ainda desconhecido substituto de Lula.



O quadro leva dirigentes a pensarem seriamente na alternativa de uma candidatura própria do PT para cumprir o papel de defender o projeto nacional e de marcar posição entre um eleitorado dividido e cuja fatia considerável apoia Lula e as chamadas ‘políticas de esquerda’. Nomes do partido já estão sendo sondados.



O PT sabe que corre o risco de sair ainda menor do que entrou. Por outro lado, considera que é o caminho de uma saída honrosa. Pode até sair derrotado, eleitoralmente, mas pelo menos não deixa o pleito conceitual e politicamente humilhado.


Heroncid


Um comentário:

  1. Sempre defendi a candidatura própria do PT. Basta considerar a grande rejeição aos pre candidatos já lançados. O PT tem nomes bem melhores. O partido se fortalecerá para uma eventual composição no segundo turno. Além disso, o que foi que o PT ganhou com as alianças já feitas e com a que estava em cogitação? Candidatura própria Lula livre JÁ!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...